Registros (51) 3224-2317 | Financeiro (51) 3224-3935 | Fiscalização (51) 3225-3618
           Funcionamento de verão: de segunda-feira a quinta-feira, das 12h às 18h, e sexta-feira, das 08h às 12h.

População em situação de rua: quem são essas pessoas?

04/02/26 às 15:28

Novo caderno da série está disponível para baixar! Cada do livro "Série assistente social no combate ao preconceito. Discriminação contra a população em situação de rua. O CFESS lança, nesta sexta-feira (15), o 10º caderno da série “Assistente Social no Combate ao Preconceito”, que aborda o tema da “discriminação contra a População em Situação de Rua”. A publicação já está disponível no site do Conselho Federal.

Clique aqui para acessar

A nova brochura foi elaborada pelas assistentes sociais Ana Paula Cardoso da Silva e Iracema Oliveira de Machado, e apresenta reflexões sobre os direitos humanos da população em situação de rua, as expressões da desigualdade social e os desafios colocados ao trabalho profissional junto a esse público. A publicação reafirma a responsabilidade do Estado na garantia de direitos e problematiza práticas que reforçam estigmas e violências.

“Os direitos humanos protegem a dignidade humana e regem as relações entre indivíduos e o Estado, buscando garantir direitos fundamentais como a vida, a liberdade, a igualdade, a saúde, a educação e o trabalho, tendo o Estado a obrigação de promover esses direitos para todas as pessoas”, afirmam as autoras em trecho do texto.

Quem são essas pessoas?

A gestão do CFESS – Que nossas vozes ecoem vida-liberdade (2023-2026) destaca, na apresentação da brochura, que ela “propõe um olhar crítico e comprometido com a dignidade humana, afirmando as pessoas em situação de rua como sujeitos que precisam ser respeitados e considerados em seus direitos, saberes, histórias, desejos e capacidades de resistência. Ao mobilizar conceitos fundamentais como higienismo, eugenia, aporofobia e racismo estrutural, o texto busca desvelar as raízes dos preconceitos e das práticas institucionais violentas, e seguem orientando respostas estatais repressivas, seletivas e excludentes”.

O novo caderno também convoca a categoria a fortalecer práticas profissionais críticas no enfrentamento ao preconceito e às desigualdades sociais que marcam a vida das pessoas em situação de rua no Brasil.

O material já está disponível no site do CFESS e pode ser acessado clicando aqui

canais de atendimento
nossos principais contatos
  • Porto Alegre

    (51) 3224-3935

  • Caxias do Sul

    (54) 3228-0624

  • Pelotas

    (53) 3025-5756