O Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Sul (CRESSRS) participou ativamente do 1º Fórum Regional pela Igualdade Racial de Venâncio Aires, evento promovido pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), entre os dias 12 e 14 de novembro. A iniciativa reuniu especialistas, lideranças comunitárias e representantes de órgãos públicos para debater diversidade, saúde, direitos e estratégias de enfrentamento ao racismo.
A participação do CRESSRS ocorreu na mesa “Saúde, cuidado e direitos: cuidar é resistir”, realizada no dia 13, com a presença da assistente social Ana Lúcia da Silva Magalhães, vice-presidenta da entidade e coordenadora do Comitê Gaúcho de Assistentes Sociais na Luta Antirracista. A mesa contou também com a médica Dra. Ana Amélia Maciel e a psicóloga Athena Bittencourt Martins Camargo, vice-presidenta do CRPRS.
Durante sua fala, Ana Lúcia destacou a centralidade da luta antirracista no projeto ético-político do Serviço Social e reforçou que o cuidado em saúde e assistência só é integral quando incorpora o enfrentamento ao racismo institucional, ambiental e territorial. Ela apresentou reflexões pautadas na história da população negra no Brasil, na ausência de políticas de reparação no pós-abolição e nos impactos atuais das desigualdades raciais no acesso à saúde, moradia, educação, segurança alimentar e território.
A dirigente do CRESSRS também ressaltou o papel estratégico dos comitês antirracistas no fortalecimento das ações do Conjunto CFESS-CRESS e a importância da articulação entre políticas públicas para garantir direitos: “cuidado também é reparação”, afirmou.
Formação, participação social e fortalecimento da política racial
O Fórum integrou ainda debates sobre diversidade, migração e cidadania e encerrou com o 3º Encontro Regional de Conselheiros Municipais de Promoção da Igualdade Racial, enfatizando a representatividade, a construção coletiva e o fortalecimento dos conselhos enquanto espaços de resistência e participação popular.
Com a presença no evento, o CRESSRS reafirmou seu compromisso com a promoção da igualdade racial e com a defesa de políticas públicas capazes de enfrentar as desigualdades históricas que atingem a população negra e indígena no território gaúcho. O convite para participação do CRESSRS na atividade veio através da assistente social Luciane Conrad, trabalhadora do IFSUL de Venâncio Aires e vice-presidenta do CMPIR de Venâncio Aires.
(51) 3224-3935
(54) 3228-0624
(53) 3025-5756