Dando continuidade às ações de interiorização e fortalecimento da categoria de assistentes sociais, o CRESSRS promoveu, no dia 20 de outubro, o Minicurso sobre Ética e Instrumentalidade Profissional, junto ao NUCRESS Gravataí. A atividade ocorreu das 8h30 às 16h30 e foi facilitada por Suéllen Bezerra, assistente social do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), doutora em Serviço Social pela PUCRS e mestra pela UFPE. O público-alvo foram assistentes sociais dos municípios que integram o NUCRESS e que estão em situação regular junto ao Conselho.
O minicurso abordou temas como ética profissional, instrumentalidade do Serviço Social, avanço do conservadorismo e articulação entre o SUAS e o Poder Judiciário.
Segundo a facilitadora, o encontro foi marcado pela participação ativa e qualificada das profissionais, que trouxeram suas experiências de trabalho para o centro das discussões. “As reflexões coletivas evidenciaram o compromisso ético e crítico da categoria, reafirmando a importância da defesa do projeto ético-político do Serviço Social e da construção de um exercício profissional pautado na ética, autonomia e garantia de direitos, especialmente em contextos de avanço conservador”, destacou Suéllen.
Para Kátia Paim, coordenadora do NUCRESS Gravataí, o momento foi de reconexão e fortalecimento coletivo: “Há algum tempo o grupo estava esvaziado, mantendo contato apenas pelo WhatsApp devido à carga de trabalho intensa. Este encontro nos permitiu olhar para nós mesmas e refletir sobre a ética em nossa prática cotidiana. Foi muito gratificante ver colegas que não participavam há tempos envolvidas novamente. Esperamos viver outros momentos como este”, afirmou.
Entre as participantes, Sara Angelita Ávila de Oliveira destacou o aprendizado e as trocas de conhecimento proporcionados pelo minicurso. Já Maria Madalena Silva Vargas ressaltou que a atividade foi um espaço de diálogo e valorização da categoria. “Foi uma oportunidade para aproximar as/os profissionais do Serviço Social do CRESSRS, em um momento de extrema relevância para a classe trabalhadora. Que venham outros encontros dessa envergadura”, afirmou.
Além do minicurso, a programação incluiu a entrega dos Documentos de Identificação Profissional (DIPs) e a indicação da nova coordenação do NUCRESS Gravataí, que abrange os municípios de Gravataí, Cachoeirinha e Glorinha.
(51) 3224-3935
(54) 3228-0624
(53) 3025-5756