A vice-presidenta do CRESSRS, Ana Lúcia Magalhães, participou, na terça-feira (29/07), como representante suplente do CRESSRS no Conselho Estadual de Direitos Humanos do RS (CEDH-RS), segmento trabalhadores, da reunião do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do RS (COEGEMAS). O espaço é de apoio aos municípios em assuntos da assistência social, vinculado à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).
O encontro marcou um importante passo no fortalecimento do diálogo para a realização das conferências de direitos humanos nos municípios do RS. Na oportunidade, Ana Lúcia ressaltou a importância do diálogo entre os direitos humanos e as políticas de assistência social, com atenção especial aos grupos vulnerabilizados, como os povos indígenas, negros e negras, população cigana, LGBTQIA+, pessoas idosas, crianças, adolescentes e pessoas em situação de rua. Ela também chamou a atenção para a necessidade de fortalecimento das secretarias e dos conselhos municipais de direitos humanos, ainda inexistentes em muitos municípios gaúchos.
Durante a reunião, o presidente do CEDH-RS, Julio Alt, apresentou as diretrizes e o cronograma das conferências de direitos humanos deste ano. A 7ª Conferência Estadual de Direitos Humanos do RS será realizada nos dias 3 e 4 de outubro. Já a 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos acontecerá entre os dias 10 e 12 de dezembro, em Brasília. Alt também destacou os eixos temáticos das conferências e suas interseccionalidades com os desafios enfrentados pelos municípios.
A presidenta do COEGEMAS, Priscila Salamon, agradeceu o convite feito pelo CEDH-RS para a realização das conferências e propôs que as regionais do colegiado possam contribuir com a construção das etapas regionais. É fundamental a mobilização municipal para garantir a ampla participação da sociedade nas conferências, consideradas espaços democráticos para a construção de políticas públicas!
Com informações do CEDH-RS
(51) 3224-3935
(54) 3228-0624
(53) 3025-5756