No dia 31 de outubro, aconteceu o XI Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social do Rio Grande do Sul (FESSS RS 2025), que teve como tema “Dilemas e estratégias de fortalecimento da supervisão de estágio em Serviço Social”. O evento, realizado na UFRGS, reuniu docentes, assistentes sociais e estudantes de diversas instituições do estado para debater desafios, políticas e perspectivas sobre o estágio supervisionado.
Organizado por um grupo articulador composto por representantes da ABEPSS, CRESSRS, ENESSO e universidades como UFRGS, UFSM, UNIPAMPA e UCS, o Fórum reafirmou o compromisso histórico da categoria com a qualificação da formação profissional e a defesa do projeto ético-político do Serviço Social.
A abertura do Fórum contou com representantes das entidades organizadoras e da UFRGS, que destacaram a necessidade de fortalecer a unidade em defesa de uma formação crítica e comprometida com os direitos sociais. A Prof. e Dra. Loiva Machado (UFRGS) resgatou a trajetória do FESSS no estado, lembrando que o Fórum, criado em 2010, é um espaço de resistência, troca e articulação.
Já a mesa principal, intitulada “Dilemas e estratégias de fortalecimento da supervisão de estágio em Serviço Social”, foi conduzida pela Prof. Dra. Alzira Lewgoy (UFRGS) e pela agente fiscal do CRESSRS, Neorides Bianchini. A prof. Alzira apresentou resultados preliminares da pesquisa “A Supervisão de Estágio em Serviço Social: Estudos sobre as particularidades ibero-americanas pós-pandemia”, destacando desafios enfrentados por docentes e assistentes sociais, como a precarização das condições de trabalho, a intensificação das atividades e a redução das vagas de estágio remuneradas.
A pesquisadora chamou atenção para os impactos emocionais e éticos dessa conjuntura sobre os profissionais, defendendo a construção coletiva e crítica de estratégias de enfrentamento. Segundo ela, é urgente fortalecer a tríade entre docência, supervisão e estudantes, buscando garantir a dimensão pedagógica e política do estágio supervisionado.
Neorides Bianchini apresentou as Resoluções do Conjunto CFESS-CRESS que orientam o exercício profissional e trouxe as principais disposições da Lei nº 8.662/1993, que regulamenta a profissão de assistentes sociais. A agente fiscal comentou sobre as condições técnicas para realização da profissão, para salvaguarda de documentos técnicos e a necessidade de alinhamento com condutas éticas e antidiscriminatórias. No entendimento de Neorides se tem como premissa que no campo de estagio que o aluno tenha a possibilidade de alinhar a prática com princípios éticos profissionais.
Panorama das universidades
No turno da tarde, a mesa “Panorama dos estágios nas UFAS”, coordenada pela Dra. Emilene de Bairro (CRESSRS), reuniu representantes de diferentes instituições: FADERGS: Dra. Kathiana Pfluck Arend; UCS: Ma. Shirlene Anabor; UFRGS: Dra. Loiva Mara de Oliveira Machado; UNIPAMPA: Elisangela Maia Pessoa e UFSM: Thaesa Bacellar.
As falas enfatizaram a necessidade de políticas institucionais que garantam condições adequadas para a supervisão, além de incentivar o diálogo entre universidades e campos de estágio. As participantes reafirmaram o FESSS como um espaço essencial para a defesa da formação crítica, da ética profissional e da valorização da supervisão de estágio!
A Dra. Emilene enfatiza que o estágio com qualidade é importantíssimo para a formação em Serviço Social. “Com isso, o CRESSRS contribuí de forma concreta com o grupo articulador”, conclui.
(51) 3224-3935
(54) 3228-0624
(53) 3025-5756