Foi realizada, na tarde do dia 27 de junho, de forma híbrida, a reunião do Conselho Pleno Ampliado do CRESSRS junto às coordenações de Núcleos de Base do CRESSRS (NUCRESS). A atividade faz parte da agenda anual dos Cress, sendo a primeira reunião de duas que serão realizadas em 2025. Entre as pautas debatidas, estavam a apresentação da Resolução CRESSRS 08/2020, que dispõe sobre a regulamentação dos NUCRESS e o relato do Encontro sobre o Trabalho Profissional na Educação com o Conjunto CFESS-CRESS, ocorrido em maio.
Estiveram presentes na sede do CRESSRS para o encontro presencial as representações dos NUCRESS Bagé, Ijuí e as coordenações das seccionais de Pelotas e Caxias do Sul. Na sala virtual, compareceram os NUCRESS Região dos Vinhedos, Vale dos Sinos, Celeiro, Planalto Médio, Fronteira Noroeste e Santo Ângelo.
Em conversa sobre a realidade da profissão, as assistentes sociais apontaram a importância de saberem qual é o seu papel na atuação profissional para que não sejam colocadas em atuações que em nada tem relação com o Serviço Social, uma vez que relatos apontam o redirecionamento para outras tarefas que não são da e do assistente social nos locais de trabalho.
Também avaliaram que a luta pela valorização da categoria deve ser permanente, visto que o piso salarial ainda não é uma realidade e muitas colegas estão com salários muito abaixo do que é considerado digno.
Em conversa sobre a interiorização do CRESSRS, a gestão “Cress Presente e Forte – Serviço Social pela Democracia” apontou que foram realizadas importantes agendas junto a diversos NUCRESS, no último período, concretizando reuniões e minicursos que estavam no planejamento dos Núcleos. Para a integrante do NUCRESS Região dos Vinhedos, Evelyn Carneiro, o minicurso realizado “Serviço Social na Luta por Diversidade de Povos e Biomas: a questão agrária, ambiental e social em debate”, no município de Bento Gonçalves, foi muito positivo e reuniu um bom grupo de colegas.
Para seguir avançando na construção de cursos e atividades junto aos NUCRESS, a gestão frisou a importância das coordenações que ainda não enviaram o Plano de Metas 2025, fazerem isso até o dia 23 de julho. “A partir das propostas que aparecem nos planos de metas, a gente consegue pensar juntas atividades que sejam uma demanda da região”, explica a vice-presidenta do CRESSRS, Ana Lúcia Magalhães.
A inserção de assistentes sociais em conselhos também foi tema do encontro. As coordenações tiraram dúvidas sobre as indicações para os espaços e também comentaram sobre a necessidade de ter um registro de todas as colegas que estão atuando no controle social em cada NUCRESS.
Para finalizar, o conselheiro do CRESSRS, Anderson da Silva Fagundes, comunicou as presentes sobre o E-book do trabalho das e dos assistentes sociais no contexto dos desastres, que será lançado pelo CRESSRS ainda neste ano. Em breve, a gestão lançará um edital para as colegas que desejam escrever artigos sobre o tema participarem. “Esta é mais uma ação da incidência que o CRESSRS vem fazendo na temática dos desastres. No ano passado, realizamos várias ações e levamos o debate da criação de um fundo financeiro para apoiar as assistentes sociais vítimas de catástrofes para o Encontro Nacional. A proposta foi aprovada e já está repercutindo no conjunto CFESS-CRESS para todas as regiões do Brasil”, afirma o conselheiro.
(51) 3224-3935
(54) 3228-0624
(53) 3025-5756