Registros (51) 3224-2317 | Financeiro (51) 3224-3935 | Fiscalização (51) 3225-3618
           Funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 18h.

CRESSRS participa de Fórum Local de Estágio e dialoga com assistentes sociais de Garruchos, Santo Antônio das Missões, São Borja, Maçambará e Itaqui

03/07/25 às 17:03
fotografia com 20 pessoas reunidas da UNIPAMPA, entre gestão do CRESSRS, docentes, supervisoras/os/es de campo e discentes.

Divulgação CRESSRS

No dia 13/06, no Município de São Borja, a convite do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus São Borja, o CRESSRS participou do Fórum Local de Estágio e dialogou com assistentes sociais de Garruchos, Santo Antônio das Missões, São Borja, Maçambará e Itaqui.

As conselheiras Mariana Marques e Emilene de Bairro abordaram, junto a docentes, supervisoras/os/es de campo e discentes, o cenário de estágio supervisionado em Serviço Social obrigatório no Rio Grande do Sul a partir das orientações do Conjunto CFESS-CRESS e das demandas que aportam ao Conselho, sobretudo por meio da Comissão de Orientação e Fiscalização e do que vem sendo abordado na Comissão de Formação e Trabalho Profissional.

“Foi um momento de muita reflexão com profissionais e estudantes presentes. Falamos da Resolução nº 533 do CFESS, que regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social, trazendo esse desafio da categoria no Brasil inteiro”, afirma a conselheira Emilene de Bairro.

O diálogo foi organizado pela professora da UNIPAMPA, Elisângela Maia Pessôa, que avalia a atividade como muito boa, pois além de debates atuais, foram apresentadas possibilidades de resistência e qualificação dos campos de estágios supervisionados. Para ela, o momento de escuta aos/às/es profissionais possibilitou acolhimento e indicação de possibilidades de resistência.

4 mulheres, brancas, posam atrás de um banner escrito estágio supervisionado

Divulgação CRESSRS

“Vejo a importância da presença do CRESSRS por meio da oferta de qualificações e incentivos a organização ético-política. O Conselho acolhe tanto as necessidades de profissionais do Serviço Social, quanto de usuários/as/es das políticas públicas e sociais. Está a frente de importantes bandeiras de lutas em prol de direitos, estabelecendo elo entre os/as/es profissionais e o Conselho Federal de Serviço Social”, afirma Elisângela.

Em um segundo momento, as conselheiras dialogaram com as/os/es assistentes sociais de Garruchos, Santo Antônio das Missões, São Borja, Maçambará e Itaqui, sobre a perspectiva de fortalecimento da categoria na região da Fronteira Oeste, principalmente por meio dos Núcleos de Base do CRESSRS (NUCRESS). As conselheiras também apresentaram competências e espaços do Conselho, bem como a importância e as funções dos NUCRESS.

A Assistente Social Laureane Escoto resgatou o histórico da atuação de quando havia NUCRESS, em São Borja. As/os/es assistentes sociais presentes definiram por aprofundarem o diálogo acerca da retomada do NUCRESS.

“A Fronteira Oeste retoma, agora, um diálogo muito importante para a interiorização do CRESSRS no estado do RS. As colegas estão se fortalecendo, com o intuito de fomentar o território com as discussões do Serviço Social”, destaca a conselheira Mariana Marques.

Ao final, houve entregas de Documentos de Identificação Profissional (DIP). O encontro reafirma o compromisso do CRESSRS com a interiorização de suas ações, o fortalecimento dos espaços coletivos da categoria e a defesa dos direitos humanos e sociais.

 

 

canais de atendimento
nossos principais contatos
  • Porto Alegre

    (51) 3224-3935

  • Caxias do Sul

    (54) 3228-0624

  • Pelotas

    (53) 3025-5756