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CRESSRS participa de Encontro Nacional sobre Serviço Social na Educação

04/06/25 às 16:18

Por Imprensa CRESSRS

 

fotografia com a presença de um homem, branco, e duas mulheres brancas, que vestem a camiseta escrito assistentes sociais do Brasil e posam ao lado de um banner escrito a gente pulsa educação libertadora - encontro cfess-cress.

Divulgação CRESSRS

Nos dias 30 e 31 de maio, o CRESSRS marcou presença no Encontro sobre o Trabalho Profissional na Educação com o Conjunto CFESS-CRESS, realizado no Rio de Janeiro. O evento reuniu representantes dos CRESS que atuam na pauta da Educação, com foco na educação básica, para debater desafios e estratégias de fortalecimento da atuação profissional no campo educacional.

O encontro ocorreu em consonância com as deliberações do 50º Encontro Nacional e as prioridades definidas no 51º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS.
Representaram o CRESSRS a conselheira Emilene de Bairro (coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização – COFI), a agente fiscal Fabíola Fischer e o assistente social Bruno Elias. Para Bruno, o evento foi fundamental para alinhar ações nacionais do Conjunto CFESS-CRESS, destacando o diálogo com a representante do Ministério da Educação sobre a possível aprovação de uma normativa do Conselho Nacional de Educação para regulamentar a atuação do Serviço Social e da Psicologia na política educacional.

 

“A atividade permitiu um rico intercâmbio entre os estados sobre a implementação da Lei 13.935/19, reforçando ações de incidência política, orientação e fiscalização”, destacou Bruno.
A programação contou ainda com a participação da professora Eliana Bolorino Canteiro Martins (Unesp), que apresentou dados iniciais da pesquisa do GEPESSE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Serviço Social na Educação), e do professor Ney Luiz Teixeira de Almeida (UERJ), que contribuiu com reflexões para atualização dos subsídios do CFESS sobre o trabalho na educação.

 

Bruno ressaltou que o encontro reforça a importância do trabalho coletivo do CRESSRS, por meio da COFI, do GT de Educação e da categoria como um todo na luta pela implementação da Lei 13.935/19 e pelo reconhecimento dos/as assistentes sociais como profissionais da educação. “Seguimos na defesa da inserção por meio de concursos públicos, com recursos do Fundeb, e da educação pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada”, concluiu.

 

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