O CRESSRS, na presença da presidenta Cíntia Florence Nunes, participou da mesa de abertura da aula aberta “O trabalho de assistentes sociais em plataformas – desafios e perspectivas contemporâneas para a formação e o trabalho profissional”, da disciplina de Trabalho e Serviço Social, do curso de Serviço Social da UFRGS, no dia 29/0. A atividade realizada no Instituto de Psicologia e Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul apresentou os resultados da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Social da UFRGS, pela mestra Jéssica da Silveira Teles, sob orientação da Profª Drª Tatiana Reidel.
Segundo pesquisadora e orientadora, a aula teve como objetivo promover uma reflexão coletiva sobre os impactos das plataformas digitais na atuação de assistentes sociais, considerando as mudanças no mundo do trabalho e os desafios ético-políticos que emergem nesse novo contexto. “O evento reafirma a importância de discutir, de forma crítica, o uso das tecnologias digitais no cotidiano profissional, reconhecendo o papel estratégico da pesquisa na construção coletiva de respostas éticas e qualificadas às novas demandas colocadas ao Serviço Social”, afirma a Profª Drª Tatiana Reidel.
Durante a exposição dos resultados, foram debatidos temas como os limites e possibilidades da atuação profissional em ambientes virtuais, a fiscalização e regulamentação dessa prática e a preservação dos princípios ético-políticos da profissão frente a precarização das relações de trabalho. A mesa de abertura contou ainda com representantes da ABEPSS e ENESSO, reafirmando o compromisso das entidades com o fortalecimento da formação crítica e do exercício profissional qualificado. “Esses dados nos provocaram a pautar a utilização das tecnologias e das plataformas digitais no âmbito da formação e do trabalho profissional, pois, muitas vezes, a sua utilização, imposta nos distintos espaços sócios ocupacionais, tem sido naturalizada”, avalia Laís Duarte Corrêa, vice-presidenta da ABEPSS.
De acordo com ela, é preciso refletir sobre as implicações éticas e técnicas de seu uso, o impacto na qualidade dos serviços prestados à população e também da formação profissional, dentre outros desafios que se expressam a partir de sua utilização. “Portanto, espaços como este reafirmam a importância da articulação entre as entidades representativas da categoria com a produção de conhecimento da área, pois dados e reflexões como estas nos permitem construir estratégias coletivas para o fortalecimento da formação e do trabalho com qualidade, na perspectiva do projeto ético-político profissional”, completa Laís.
A pesquisa está vinculada ao Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Trabalho, Formação e Ética profissional em Serviço Social (GEPETFESS), que tem aprofundado estudos sobre o tema, assim como sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação, perspectivas e desafios éticos e técnicos no trabalho. De acordo da a Profª Drª Tatiana Reinel, neste momento, o grupo continua coletando dados para pesquisa nacional em curso que visa identificar o perfil, formação e trabalho das/dos assistentes sociais no Brasil. “Estes dados são fundamentais para desculpar a realidade e avançar no fortalecimento ético e político do projeto profissional”, avalia ela.
Para participar da pesquisa, acesse o questionário pelo link!
(51) 3224-3935
(54) 3228-0624
(53) 3025-5756