Registros (51) 3224-2317 | Financeiro (51) 3224-3935 | Fiscalização (51) 3225-3618
           Funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 18h.

17º Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais (EGAS)

12/07/24 às 23:38, Atualizado em 07/01/25 às 19:05

Programação

 

DIA 07 DE DEZEMBRO (sábado)

08h30 às 9h30

CREDENCIAMENTO E COFFEE BREAK

9h30 às 10h:

MESA DE ABERTURA – CRESSRS, CFESS, ABEPSS e ENESSO

10h às 12h:

PALESTRA – Serviço Social na Luta Anticapacitista

EMENTA: Abordar o conceito de pessoas com deficiência e o conceito de capacitismo; analisar o capacitismo como uma das expressões da questão social, próprio da sociedade capitalista; problematizar a realidade das pessoas com deficiência e a acessibilidade no Brasil, sob a perspectiva da luta de classes.

Convidada: Mariana Hora

Convidada: Daiane Mantoanelli

Mediação: Fernanda Vicari

12h às 14h:

ALMOÇO

14h às 16h:

PALESTRA – Serviço Social e movimentos sociais: a luta anticapacitista pulsa liberdade!

EMENTA: Abordar o  movimento das pessoas com deficiência, buscando fazer um resgate histórico e um paralelo com a realidade atual, através das principais  conquistas, desafios e disputas políticas atuais; abordar a importância da incidência política dos movimentos sociais na construção das políticas sociais e públicas, bem como a defesa da pluralidade em defesa da diversidade humana; abordar o trabalho de assistentes sociais para a ampliação do acesso a direitos e às políticas sociais públicas; através da luta dos movimentos sociais da luta anticapacitista.

Convidada: Idilia Fernandes

Convidada: Josiane França

Convidado: Rhy Campos

Mediação: Clarissa Constant

16h às 17h:

EXPRESSÃO CULTURAL E COFFEE BREAK 

PALESTRANTES E MEDIADORAS

Daiane Mantoanelli

Graduada em Serviço Social pela FURB; Pós-Graduada em Gestão Social e Educação Inclusiva. Mestranda no PPGSS/UFSC. Tema de pesquisa: CONDIÇÕES E RELAÇÕES DE TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS COM DEFICIÊNCIA: uma análise a partir das pautas anticapacitistas. Assistente Social no Município de Blumenau/SC. Assessorou o Grupo de Trabalho Anticapacitismo e Exercício Profissional de Assistentes Sociais com Deficiência do CFESS-2022-2023, culminando na publicação do Livro “Anticapacitismo e exercício profissional: perfil de Assistentes Sociais com Deficiência”. É integrante do Coletivo Serviço Social Anticapacitista.

Descrição da imagem: Mulher branca, de cabelos loiros e cacheados, tamanho médio, usa uma roupa branca e sorri.

Mariana Hora

Surda. Assistente Social atuante no sociojurídico. Tradutora de Libras-Português e Consultora de acessibilidade comunicacional. Mestra em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (UECE). Ex-conselheira do CRESS-PE. Integrou o GT Anticapacitismo e Exercício Profissional de Assistentes Sociais com Deficiência no CFESS (Gestão 2020-2023); Atualmente faz parte do Coletivo Serviço Social Anticapacitista e dos Comitês Anticapacitistas do CRESS-PE e do CFESS.

Descrição da Imagem:  mulher parda, cabelos curtos e escuros. Usa óculos e sorri. Veste blusa branca, com detalhes em azul e usa colar de pedra.

Fernanda Vicari

Trabalhadora assistente social do CAPS AD III GHC, militante do Coletivo Feminista Helen Keller de mulheres com deficiência e Coletivo Feminista Classista Alexandra Kollontai. Presidente da Associação Gaúcha de Distrofia Muscular- AGADIM. Representa a Aliança Distrofia Brasil – ADB na comissão intersetorial de saúde da pessoa com deficiência – CIASPD, no Conselho Nacional de Saúde.

Descrição da imagem: mulher, negra, de cabelos curtos pintados com luzes. Veste um casaco rosa, uma blusa estampada e um crachá de evento.

Idília Fernandes

Mestra e Doutora em Serviço Social pela PUCRS. Atualmente é assistente social da FADERS. Possui longa experiência em docência no Ensino Superior para Cursos e Programas de Pós-Graduação em Serviço Social, atuando, principalmente, nos seguintes temas: acessibilidade universal, barreiras arquitetônicas, inclusão e cidadania, Serviço Social e acesso ao social, o instrumental do trabalho do Serviço Social, abordagem grupal e familiar, metodologia dialética, trabalho em equipe interdisciplinar na área da saúde mental.

Descrição da imagem: mulher, branca, de cabelos longos e crespos escuros. Veste um colar e uma blusa rosa.

Rhy Campos

Educador Social com atuação em serviço de acolhimento institucional na modalidade de Casa de Passagem, voltada ao atendimento a indivíduos do sexo masculino em situação de rua no Município de Porto Alegre/RS, Militante de Direitos Humanos, ex-Conselheiro Titular da CORAS Leste do Conselho Municipal de Assistência Social de Porto Alegre – Gestão 2016 / 2018. Militante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua – MNPR, entre 2013 e 2018, com atuação Nacional. Premiado em 2014 com o Prêmio Segurança Pública e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores da Capital na Modalidade – Movimento Social – Categoria proteção a grupos vulneráveis.

Descrição da imagem: Homem, branco, da cabelos lisos e compridos. Está com o semblante sério e veste uma camiseta preta.

Josiane França

Militante sócio-política, assessora da deputada federal Reginete Bispo, oficineira mulher, negra não retinta com deficiência visual (cega) adquirida por meningite. Mãe de um casal, evangélica progressista. Compõe o grupo dos deficientes visuais em Cristo RS, está coordenadora do Movimento Nacional das Pessoas com Deficiência/Fórum Social Mundial. Compõe a coordenação de comunicação da Frente Nacional de Mulheres com Deficiência e do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão. É uma das componentes da Secretaria Nacional da Organização dos Cegos do Brasil da Equidade de Gênero, participa do Fórum Estadual de Mulheres e do Fórum Municipal de Mulheres. Integra o Fórum das Periferias de Porto Alegre, onde coordena o GT de Acessibilidade e Inclusão. Integra o Movimento Vidas Negras com Deficiência Importam. Compõe o 8M Unificado de Porto Alegre,  é integrante do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e da Comissão de Saúde da Pessoa com Deficiência. Está suplente no Conselho dos Direitos Humanos, compõe o    CEPAC-“Coletivo de Extensão e Pesquisa Anti-capacitista”, da UFRGS. Integrante da Coalizão de Mulheres, co-vereadora do coletivo Vamos Juntas com Reginete Bispo, miss models inclusão social, modelo, participante das Dandaras, comentarista de políticas sociais do programa Sábado Meio Dia, na Web Rádio Inclusiva. Foi candidata a vereadora em 2024 em Porto Alegre pelo PT.

Descrição da imagem: mulher, negra, da cabelos crespos com luzes. Segura uma bengala na mão esquerda e levanta a mão direita com um punho. Veste uma blusa amarela e usa óculos preto.

Clarissa Constant

Consultora em Diversidade e inclusão; Bacharela e Mestra em Serviço Social; Especialista em Política de Assistência Social; Pesquisadora integrante do NEPEVI/PUCRS – Grupo de Pesquisa em Violência da PUCRS.

Descrição da imagem: Mulher branca, de cabelos lisos, pretos, tamanho médio. Usa uma blusa branca e brincos de argola.

canais de atendimento
nossos principais contatos
  • Porto Alegre

    (51) 3224-3935

  • Caxias do Sul

    (54) 3228-0624

  • Pelotas

    (53) 3025-5756