O Conselho Regional de Serviço Social 10ª Região (CRESSRS), em conjunto com o NUCRESS Centro-Sul, realizou o minicurso sobre “Ética, Instrumentalidade Profissional e Questão Étnico-Racial”, no município de Camaquã, no dia 22 de novembro, das 8h30 às 16h. Com apoio da UniFECAF Camaquã, a atividade voltada para profissionais da abrangência do NUCRESS com situação regular junto ao CRESSRS reuniu cerca de 30 participantes.
Para a facilitadora Luciane da Silva Conrad foi uma honra o convite do CRESSRS e uma responsabilidade muito grande trazer a discussão racial para as colegas. Segundo ela, o grupo foi muito articulado, demonstrando muita energia e vigor pra enfrentar as mazelas causadas pelo racismo. “Embora o Dia da Consciência Negra seja especial por desacomodar as pessoas, precisamos fazer a reflexão antirracista no ano inteiro. Temos, enquanto conjunto CFESS-CRESS, que promover mais ações com a temática ao longo do ano”, acredita Luciane.
A profissional é assistente social, trabalhadora do IFSul Câmpus Venâncio Aires e possui Especialização em Terapia Familiar (CAIF) e Especialização em Intervenção Social com Famílias (PUCRS). Também integra a ONG Alphorria e representa o IFSul no Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e no Conselho Municipal da Diversidade.
Já para a coordenadora do NUCRESS Centro-Sul, Mônica Pereira Barcellos, o minicurso permitiu a reflexão sobre o fazer profissional em consonância com o Código de Ética das e dos Assistentes Sociais e seus princípios. Ela lembra que artigos como a defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo; o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e a discussão das diferenças pontos que podem ser encontrados no Código de Ética.
A vice-presidenta do CRESSRS, Ana Lúcia Magalhães, ressalta a importância do processo continuado de formação sobre educação antirracista na atuação profissional do Serviço Social. Para ela, a categoria demonstra um processo de conscientização da importância do enfrentamento ao racismo no cotidiano das nossas práticas e do conjunto CFESS-CRESS.
A atividade também contou com entrega de Documentos de Identificação Profissional (DIPs) e certificação.
(51) 3224-3935
(54) 3228-0624
(53) 3025-5756