O CRESSRS lança esse #tbt, nesta quinta-feira (23/10), para recordar o dia em que esteve presente no lançamento do Relatório Lilás 2025, produzido pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e pela Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher.
A 3ª edição do relatório foi apresentada no dia 10/10 e contou com a participação da vice-presidenta do CRESSRS, Ana Lúcia Magalhães. O material reúne 17 artigos em mais de 200 páginas, com análises, dados e relatos que expõem a persistência da desigualdade e da violência contra as mulheres.
Em conjunto com a Prof. Dra. em Direito Público, Jânia Saldanha, e com as profissionais Amabily Mello, Mestranda em Direito Público no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), e Bruna Gasparin, Graduanda em Direito na UNISINOS, Ana Lúcia, Mestranda do PPGPSSS da UFRGS, assina o artigo “O dever do Estado e o direito da mulher: interseções globais e políticas públicas em potencial”, que compõe o livro.
“A participação do CRESSRS na escrita deste relatório representa um marco histórico para o Conselho, reafirmando o compromisso da categoria com a defesa dos direitos das mulheres e com o enfrentamento de todas as formas de violência de gênero”, afirma Ana Lúcia Magalhães. Para ela, essa contribuição, que integra um documento de grande relevância e circulação em todo o Estado, fortalece o protagonismo do Serviço Social nos debates e nas ações voltadas ao enfrentamento da violência contra as mulheres, em diálogo com as políticas públicas e os movimentos sociais.
Criado em 2014, o Relatório Lilás vem se consolidando ao longo dos anos como um instrumento de denúncia, reflexão e formulação de políticas públicas voltadas à defesa da vida das mulheres. Diversas entidades fazem parte da escrita e alertam a importância de se criar medidas protetivas para defender as mulheres contra a violência.
(51) 3224-3935
(54) 3228-0624
(53) 3025-5756