No dia 13/06, no Município de São Borja, a convite do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus São Borja, o CRESSRS participou do Fórum Local de Estágio e dialogou com assistentes sociais de Garruchos, Santo Antônio das Missões, São Borja, Maçambará e Itaqui.
As conselheiras Mariana Marques e Emilene de Bairro abordaram, junto a docentes, supervisoras/os/es de campo e discentes, o cenário de estágio supervisionado em Serviço Social obrigatório no Rio Grande do Sul a partir das orientações do Conjunto CFESS-CRESS e das demandas que aportam ao Conselho, sobretudo por meio da Comissão de Orientação e Fiscalização e do que vem sendo abordado na Comissão de Formação e Trabalho Profissional.
“Foi um momento de muita reflexão com profissionais e estudantes presentes. Falamos da Resolução nº 533 do CFESS, que regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social, trazendo esse desafio da categoria no Brasil inteiro”, afirma a conselheira Emilene de Bairro.
O diálogo foi organizado pela professora da UNIPAMPA, Elisângela Maia Pessôa, que avalia a atividade como muito boa, pois além de debates atuais, foram apresentadas possibilidades de resistência e qualificação dos campos de estágios supervisionados. Para ela, o momento de escuta aos/às/es profissionais possibilitou acolhimento e indicação de possibilidades de resistência.
“Vejo a importância da presença do CRESSRS por meio da oferta de qualificações e incentivos a organização ético-política. O Conselho acolhe tanto as necessidades de profissionais do Serviço Social, quanto de usuários/as/es das políticas públicas e sociais. Está a frente de importantes bandeiras de lutas em prol de direitos, estabelecendo elo entre os/as/es profissionais e o Conselho Federal de Serviço Social”, afirma Elisângela.
Em um segundo momento, as conselheiras dialogaram com as/os/es assistentes sociais de Garruchos, Santo Antônio das Missões, São Borja, Maçambará e Itaqui, sobre a perspectiva de fortalecimento da categoria na região da Fronteira Oeste, principalmente por meio dos Núcleos de Base do CRESSRS (NUCRESS). As conselheiras também apresentaram competências e espaços do Conselho, bem como a importância e as funções dos NUCRESS.
A Assistente Social Laureane Escoto resgatou o histórico da atuação de quando havia NUCRESS, em São Borja. As/os/es assistentes sociais presentes definiram por aprofundarem o diálogo acerca da retomada do NUCRESS.
“A Fronteira Oeste retoma, agora, um diálogo muito importante para a interiorização do CRESSRS no estado do RS. As colegas estão se fortalecendo, com o intuito de fomentar o território com as discussões do Serviço Social”, destaca a conselheira Mariana Marques.
Ao final, houve entregas de Documentos de Identificação Profissional (DIP). O encontro reafirma o compromisso do CRESSRS com a interiorização de suas ações, o fortalecimento dos espaços coletivos da categoria e a defesa dos direitos humanos e sociais.
(51) 3224-3935
(54) 3228-0624
(53) 3025-5756