Leia o CRESSRS Conecta sobre os NUCRESS e saiba mais.
Os Núcleos de Base do CRESSRS - NUCRESS, tem origem no compromisso das últimas gestões do CRESSRS com a constituição de espaços e instrumentos de articulação e construção coletiva entre gestão e o conjunto dos/as profissionais. Atualmente a organização do CRESSRS abrange todas as regiões do estado, por meio de 38 NUCRESS – Núcleos de Base do CRESSRS e duas delegacias seccionais em Pelotas e Caxias do Sul. Potencializar a organização e fortalecimento desses espaços, em conjunto com as Unidades de Formação Acadêmicas (UFAS), Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO), em âmbito local e estadual é assumir o compromisso de avançar na direção do fortalecimento e consolidação dos princípios e diretrizes constitutivos no projeto ético-político profissional. Igualmente implica em reafirmar, no campo da formação e do trabalho profissional, o compromisso com as instâncias político organizativas da profissão desde o processo de formação até a inserção direta no mundo do trabalho.
As iniciativas de descentralização e interiorização das ações do CRESSRS visam o estímulo à articulação de ações coletivas de incidência política junto aos espaços de controle social e de defesa de direitos, bem como, fóruns e frentes de luta, dentre outras formas de organização da classe trabalhadora. Busca-se reforçar a luta política daquelas/es trabalhadoras/res dispostas/os a defender um projeto de sociedade, e um projeto profissional alicerçado nos princípios da justiça, da liberdade, da democracia e transformação social. Também contribuir para o fortalecimento da identidade profissional alinhada a defesa e garantia de direitos da classe trabalhadora da qual somos parte.
Conheça o processo histórico
A Resolução CFESS nº 470, de 13 de maio de 2005, no parágrafo 2º do artigo 6º, determina a criação de espaços descentralizados de articulação e organização dos/as assistentes sociais, com a intenção de promover a interiorização e democratização da gestão pública dos CRESS.
A Gestão do CRESS/RS 2004-2007 instituiu a Comissão de Descentralização e Interiorização, com o objetivo de apoiar a organização da categoria por meio de Núcleos Regionais de Assistentes Sociais, legitimando-os como mais um espaço de capacitação e discussão teórico-política.
No triênio da gestão de 2008-2011, os NUCRESS – Núcleos do Conselho Regional de Serviço Social – foram normatizados. Constituem-se em espaços de valorização do Serviço Social, do exercício profissional, de defesa do PEP da profissão, e de divulgação do CRESS enquanto conselho de representação da categoria na sua região.
Em 2015, tivemos a aprovação de importante instrumento com as DIRETRIZES NACIONAIS ACERCA DA INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES POLÍTICAS DOS CRESS que subsidiam os processos de nucleação e interiorização dos CRESS, construídas a partir do debate coletivo e das experiências já realizadas pelos Regionais, fortalecendo a mobilização, a organização e a aproximação do Conjunto CFESS- CRESS com a categoria profissional, sendo ainda um instrumento de luta política da categoria, fortalecendo a formação e o trabalho profissional, e contribuindo para reafirmar os valores e conteúdos que expressam a direção social estratégica da profissão.
Atualmente a Gestão "Classe Trabalhadora em Luta: Unidade e Resistência!", lançou mão de um Plano de Ação do CRESSRS com os Núcleos de Base do CRESSRS (NUCRESS) desde o ano de 2018, regulamentado pela Resolução CRESSRS 008/2018, buscando a constituição e fortalecimento de espaços de educação permanente junto aos NUCRESS.
Este plano decorre da observância das deliberações dos Encontros Nacionais do Conjunto CFESS/CRESS, do Código de Ética do/a Assistente Social, da Lei de Regulamentação da Profissão, das Diretrizes Curriculares da ABEPSS e da Política Nacional de Educação Permanente. Pretende-se, por meio deste Plano de Ação, investir na dimensão pedagógica da Política Nacional de Fiscalização (PNF), à partir dos princípios fundamentais contidos no Código de Ética Profissional, dentre os quais destaca-se o compromisso com o constante aprimoramento intelectual para a qualidade dos serviços prestados.
A Importância dos NUCRESS
Este movimento de “interiorização de ações políticas” tem se tornado uma exigência e um desafio para os CRESS, diante do contexto de interiorização do exercício profissional provocado pela expansão de políticas sociais nos municípios, especialmente da política de assistência social, associado ao quadro de precarização das condições e relações de trabalho, de focalização, dilapidação e tecnicismo das políticas sociais. Neste cenário, constitui-se desafio aos CRESS o desenvolvimento de ações político-pedagógicas na defesa da profissão e da qualidade dos serviços prestados às/aos usuárias/os.
A constituição dos Núcleos possui uma natureza de interiorização das ações do CRESSRS, correspondendo a uma das estratégias do Conselho de se aproximar do cotidiano dos/as assistentes sociais, mediante ações político-pedagógicas que visam a fortalecer a mobilização destes/as profissionais, necessária à defesa da profissão e da qualidade dos serviços prestados às/aos usuárias/os. Os Núcleos são vinculados ao CRESSRS e não possuem autonomia administrativo-financeira. Os Núcleos expressam o compromisso das gestões do CRESSRS em assegurar uma gestão democrática com participação da base.
Como são formados os NUCRESS
Os NUCRESS recebem orientação, apoio e subsídios do CRESSRS, e poderão ser formados em nível municipal e/ou regional, conforme regionalização proposta. O NUCRESS deverá aprovar a sua regionalização e informá-la ao CRESSRS. Não tem personalidade jurídica e, embora autônomo, subordina-se às normas e diretrizes do CRESSRS. Ao Conselho devem ser enviadas a ata de constituição ou reativação do respectivo núcleo, e a lista de presença com nome, número de registro profissional, endereço, telefone e email.
Quem pode participar
Poderão participar das reuniões mensais dos NUCRESS e demais ações (mobilizações, incidência política, atos públicos) todos/as os/as assistentes sociais (profissionais com registro ativo junto ao CRESSRS), estudantes e bacharéis em Serviço Social. Já as atividades de educação permanente em que há investimento de recurso financeiro do CRESSRS só poderão participar os/as assistentes sociais em situação regular, uma vez que trata-se de retorno de anuidades.
Composição dos NUCRESS
O NUCRESS é formado por uma coordenação de coordenador/a, vice-coordenador/a e secretário/a, com mandato de dois anos, prorrogáveis por mais dois anos, mediante votação dos membros participantes. Deve ter uma estrutura mínima de funcionamento com reuniões mensais, local dos encontros determinados, registro de atas das reuniões, listas de presenças, e outros documentos que os profissionais definirem como necessários.
Competências dos Núcleos
- Trabalhar em parceria com o CRESSRS dinamizando as ações de interesse com vista à defesa do exercício profissional e da qualidade do serviço prestado à sociedade. Divulgar e zelar pela observância do Código de Ética do/a Assistente Social, da Lei de Regulamentação da Profissão e do Projeto Ético-Político profissional. Promover debates sobre assuntos ligados ao Serviço Social e de interesse dos/as assistentes sociais.
- Repassar informações sistemáticas ao CRESSRS das irregularidades constatadas na região referente ao exercício profissional.
- Garantir os direitos e deveres do/a assistente social e divulgar a profissão junto à sociedade.
- Incentivar o aprimoramento teórico, técnico e político dos/as assistentes sociais.
- Participar representando o CRESSRS em Conselhos de Direitos e Políticas Sociais nos municípios e instâncias regionais em defesa das políticas públicas e de direitos; eleger e atualizar as indicações de assistentes sociais para representar o CRESSRS nos Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos e encaminhamento de seus nomes ao CRESSRS.
- Comprometer-se em participar das reuniões de Conselho Pleno Ampliado, que ocorrem duas vezes por ano, e atender às Resoluções do CRESSRS que dizem respeito aos NUCRESS e representação.
Compete ao CRESSRS
- Ao CRESSRS compete encaminhar aos núcleos uma mala direta por ano contendo a lista de assistentes sociais por região, quando solicitado.
- Fornecer apoio material e financeiro aos NUCRESS para o desenvolvimento de atividades, conforme previsão orçamentária aprovada em Assembleia Geral da categoria, por meio de cursos de capacitação e/ou qualificação profissional com temáticas de interesse dos/as assistentes sociais, e de apresentação de projetos que contemplem os critérios de elegibilidade para a realização dos cursos.
- Manter contato permanente com os/as coordenadores/as dos NUCRESS.
Confira os NUCRESS e as cidades que os compõem:
ALEGRETE
Abrangência: Alegrete
ALTO JACUÍ
Abrangência: Alto Alegre, Campos Borges, Cruz Alta, Espumoso, Ibirubá, Jacuizinho e Tio Hugo
ALTO SERRA DO BOTUCARAI
Abrangência: Anta Gorda, Arvorezinha, Barros Cassal, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Ilópolis, Itapuca, Lagoão, Mormaço, Nicolau Vergueiro, Putinga, São José do Herval e Soledade
ALTO URUGUAI
Abrangência: Aratiba, Áurea, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Charrua, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erechim, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Faxinalzinho, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São Valentim, Sertão, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos.
ALVORADA
Abrangência: Alvorada
BAGÉ
Abrangência: Bagé
CACHOEIRA DO SUL
Abrangência: Cachoeira do Sul
CAMPOS DE CIMA DA SERRA
Abrangência: Vacaria
CANOAS
Abrangência: Canoas, Esteio e Nova Santa Rita
CAPÃO DA CANOA
Abrangência: Capão da Canoa, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Maquine, Morrinhos do Sul, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Torres, Xangri-lá e Arroio do Sal.
CARAZINHO
Abrangência: Almirante Tamandaré, Carazinho, Chapada, Colorado, Coqueiros do Sul, Lagoa dos Três Cantos, Não-Me-Toque, Nova Boa Vista, Saldanha Marinho, Santa Bárbara , do Sul, Santo Antônio do Planalto, Sarandi, Selbach, Tapera, Victor Graeff.
CELEIRO
Abrangência: Barra do Guarita, Bom Progresso, Braga, Campo Novo, Chiapetta, Coronel Bicaco, Crissiumal, Derrubadas, Esperança do Sul, Humaitá, Inhacorá, Miraguaí, Redentora, Santo Augusto, São Martinho, Sede Nova, São Valério do Sul, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos, Vista Gaúcha.
CENTRO
Abrangência: Agudo, Cacequi, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Jarí, Júlio de Castilhos, Mata – Nova Palma, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Seca, Santa Maria, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, Silveira Martins, Toropi, Tupanciretã, Unistalda, Vila Nova do Sul.
CENTRO-SUL
Abrangência: Arambaré, Barra do Ribeiro, Barão do Triunfo, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Dom Feliciano, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Tapes e Mariana Pimentel
EXTREMO SUL
Abrangência: Santa Vitória do Palmar e Chuí
FREDERICO WESTPHALEN
Abrangência: Frederico Westphalen
FRONTEIRA NOROESTE
Abrangência: Alecrim, Cândido Godói, Horizontina, Independência, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, Três de Maio e Tuparendi.
GRAVATAÍ
Abrangência: Gravataí, Cachoeirinha, Glorinha
IJUÍ
Abrangência: Ijuí, Panambi, Bozano, Nova Ramada, Ajuricaba, Coronel Barros e Boa Vista do Cadeado
LAGOA
Abrangência: São José do Norte, Rio Grande
LITORAL NORTE
Abrangência: Imbé, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Tavares e Tramandaí.
NORDESTE
Abrangência: Barracão, Cacique Doble, Capão Bonito do Sul, Caseiros, Ibiraiaras, Ibiaça, Lagoa Vermelha, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, Tupanci do Sul e São José do Ouro
NOVO HAMBURGO
Abrangência: Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, São Leopoldo, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Presidente Lucena, Picada Café.
PÉROLAS DA LAGOA
Abrangência: São Lourenço do Sul, Cristal, Turucu e Canguçu
PLANALTO MÉDIO
Abrangência: Camargo, Casca, Ciríaco, Coxilha, David Canabarro, Ernestina, Gentil, Marau, Mato Castelhano, Muliterno, Nova Alvorada, Passo Fundo, Santa Cecília do Sul, Santo Antônio do Palma, Tapejara, Vanini, Vila Lângaro e Vila Maria
REGIÃO DOS VINHEDOS
Abrangência: Barão, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Dois Lajeados, Farroupilha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Santa Tereza, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa, Vespasiano Correa.
SANTIAGO
Abrangência: Santiago, Jaguari, São Francisco, Unistalda, Capão do Cipó, Itacurubi, São Vicente, Nova Esperança do Sul.
SANTO ÂNGELO
Abrangência: Santo ngelo, Entre-Ijuís, Giruá, Vitória das Missões e Catuípe.
SEM FRONTEIRAS
Abrangência: Santana do Livramento, Rosário do Sul e Quaraí
SERRA
Abrangência: André da Rocha, Antônio Prado, Campestre da Serra, Cotiporã, Fagundes Varela, Guabijú, Guaporé, Ipê, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Protásio Alves, Paraí, São Domingos do Sul, São Jorge, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores, Vista Alegre do Prata.
TAQUARI
Abrangência: Taquari
URUGUAIANA
Abrangência: Uruguaiana
VALE DO CAÍ
Abrangência: Alto Feliz, Barão, Bom Principio, Brochier, Capela de Santana, Feliz, Harmonia, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Pareci Novo, Portão, Salvador do Sul, São José do Hortêncio, São Jose do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Cai, São Vendelino, Tupandi e Vale Real.
VALE DO RIO PARDO E CENTRO SERRA
Abrangência: Arroio do Tigre, Candelária, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Herveiras, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Mato Leitão, Pântano Grande, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Tunas, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires, Vera Cruz.
VALE DO TAQUARI
Abrangência: Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do sul, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Sério, Tabaí, Teutônia, Travesseiro e Westfália
VERDES CAMPOS
Abrangência: Palmeira das Missões
VOO LIVRE
Abrangência: Sapiranga