04/08/2017
Evento acontece durante o dia 4 de agosto, em Florianópolis
por Assessoria de Comunicação CRESSRS
O XIII Fórum das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFI) da Região Sul, que acontece neste dia 4 de agosto, em Florianópolis, destacou questões éticas e de formação profissional. Depois da explanação das atribuições da Comissão Ampliada de Ética, pela agente fiscal Edinaura Luza, foi aberto um espaço para socialização de experiências.
As fiscais do CRESSRS, Neorides Bianchini e Cleonice Stefani, compartilharam as experiências da entidade no que diz respeito à fiscalização do exercício profissional. Neorides destacou que é preciso garantir fiscalizações pontuais e cobrar dos/das assistentes sociais a defesa intransigente do projeto ético-político da categoria. Ainda de acordo com as fiscais, o Rio Grande do Sul evoluiu muito quando, por meio do conselheiro Agnaldo, integrou os trabalhos da Comissão de Orientação e Fiscalização com a Comissão Permanente de Ética e a Comissão de Formação profissional e Trabalho.
Nesse sentido, o presidente Agnaldo lembrou que é imprescindível discutir a formação profissional, uma vez que a categoria ainda não rompeu completamente com o conservadorismo. A vice-presidenta, Loiva de Oliveira Machado, acrescentou a importância de fomentar projetos junto com as Unidades de Formação Acadêmica, uma iniciativa que já havia sido proposta pelo CRESSSC. De acordo com a conselheira “Ainda existem assistentes sociais que nos questionam o porquê de aderir à greve geral e defender os movimentos sociais. O conservadorismo avança e o momento é fecundo para construir propostas e fortalecer o plano de lutas, levando em conta a importância de entidades como a Abepss e a Enesso, que tem um papel importante na defesa da política de estágio”, completou.
A presidenta do CFESS, Josiane Soares Santos, destacou que “É por meio das COFIS que as questões objetivas relativas à categoria chegam, por isso o Conselho Federal defende a centralidade desta comissão no trabalho dos CRESS”. Na parte da tarde, as comissões de Orientação e Fiscalização seguem trabalhando para discutir as estrategias de aplicação dos instrumentos de orientação e fiscalização e as condições éticas e técnicas de trabalho dos/das agentes fiscais.
Foto: Foto: Gabriela Thomaz/CRESSRS