Com a dificuldade de contemplar, em um conceito internacional, as diferentes (e muitas vezes divergentes) perspectivas teórico-metodológicas existentes na área, o CFESS, desde 2000, problematiza a existência da definição mundial de Serviço Social da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (FITS) - neste ano, foi aprovada a atual definição na assembleia realizada em Montreal (Canadá). No entanto, diante de sua permanência, o Conselho Federal sempre defendeu uma revisão. Esta foi prevista para ocorrer 10 anos depois, momento que deveria ter acontecido na Conferência Mundial de Hong Kong em 2010.
A atual definição é compatível com as concepções da maioria dos países, porém não o é para as organizações na América Latina. Por isto, na última assembleia, foi aprovada a proposta de se realizar, no Rio de Janeiro (RJ), um workshop sobre a definição de Serviço Social da FITS, criando-se um momento específico de debate sobre o Serviço Social no contexto internacional.
Para concretizar a proposta, o CFESS formou um grupo de trabalho (GT) Ampliado, no intuito de construir estratégias para sua implementação. Constituído através da Portaria CFESS nº 13/2011, o GT elaborou o texto preliminar para o Workshop sobre a Definição de Serviço Social da FITS, que foi apresentado pelo CFESS no 2º Encontro das Associações de Trabalhadores Sociais da Região Latino-Americana e Caribenha e na 27ª Reunião do Comitê Mercosul de Associações Profissionais de Serviço Social nos dias 24 a 26 de agosto passado, na cidade de Mendoza, Argentina (Veja o Relatório elaborado pelo CFESS).
Leia a matéria na íntegra
CLICANDO AQUI.
Fonte: Comunicação CFESS