Nesta quarta, dia 11, o CRESS/RS recebeu em sua sede formandos dos cursos de Serviço Social do IPA Metodista e da Ulbra Gravataí, que terão suas colações de grau nos dias 11 e 18 do próximo mês. No encontro, eles puderam conhecer mais sobre o que é o CRESS, qual seu papel na carreira profissional e na sociedade, como funciona sua estrutura e espaços de discussão e deliberação que podem e devem ser apropriados pelos profissionais. "Um dos pilares do CRESS é a Orientação e Fiscalização, que fica a cargo principalmente das Agentes Fiscais. São apenas duas para dar conta da demanda de todo o Estado, mas na medida do possível, todas as denúncias são apuradas, além do trabalho de Orientação que é essencial para se evitar que ocorram os casos de processo", explicou a coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI), conselheira Sônia Almeida.
A assessora técnica do CRESS Neide Oliveira de Lara também esclareceu como funcionam os espaços deliberativos como as Assembleias Gerais e os Encontros do Conjunto CFESS/CRESS. "Os/as assistentes sociais da base precisam se aproximar destes espaços para também contribuir com as discussões do Conjunto, que dizem respeito a toda a categoria", ressaltou. Muitas dúvidas surgiram com respeito ao registro profissional.
O auxiliar administrativo do CRESS Dani Xavier informou passo-a-passo sobre os procedimentos para efetivação do registro e para confecção da carteira. "Tudo o que estiver ao nosso alcance, e que não for ilegal, nós faremos para auxiliar os/as assistentes sociais", disse. "Sempre que houver dúvida, liguem para a Secretaria que nós daremos a orientação, antes que haja um problema".
Veja as fotos do encontro:
Por Vanessa Martins MTB 11584
Assessora de Comunicação do CRESS