01/10/2015
Durante a paralisação, a sede do Conselho estará fechada e com telefones desligados, tendo somente expediente interno.
por Assessoria de Comunicação do CRESSRS
A gestão “O CRESS somos tod@s nós” informa aos assistentes sociais que os servidores do Conselho decidiram entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir desta quinta-feira, dia 1 de outubro. Durante a paralisação, a sede do Conselho estará fechada e com telefones desligados, tendo somente expediente interno.
Conforme notificação do Sinsercon, a greve se deve ao resultado frustrado da negociação do Acordo Coletivo deste ano e ao não atendimento das reivindicações de natureza econômica da categoria. Os trabalhadores não concordam com o índice de 9% aprovado no Conselho Pleno, composto pelo IPCA no período do dissídio (8,47%), mais ganho real (0,53%). Os servidores estão pedindo o índice de 8,53% de reposição salarial, mais 3,47% de aumento real.
A gestão “O CRESS somos tod@s nós”, no entanto, destaca que o índice está acima da inflação e que no ano passado fechou um acordo coletivo com um reajuste histórico. O reajuste salarial de 19,86% foi o maior índice já concedido nos 51 anos de existência do conselho. O aumento mais próximo foi na gestão 2002/2005 de 18,54%. Este também foi o maior índice dentre as negociações salariais entre os Conselhos e Ordens de Profissões Regulamentadas do RS. O acumulado dos dois anos soma um índice de 28,96%. Atendendo decisão do último Conselho Pleno, no dia 26 de setembro, foi realizado nesta quarta-feira (30/9), o pagamento da proposta aprovada no Pleno de 31 de julho de 2015, retroativamente, observando a data base.
Nos anos anteriores, os servidores tinham recebido reajustes dos índices inflacionários e um pequeno ganho real devido às dificuldades financeiras do CRESSRS.
A gestão reconhece o direito democrático dos trabalhadores da organização e reivindicação coletiva e continuará a negociação com o Sinsercon para fechar o acordo o mais breve possível, evitando maiores prejuízos para a categoria e funcionamento geral do Conselho.
As reuniões do mês de outubro dos Grupos de Trabalho e Comissões serão mantidas, conforme datas divulgadas na agenda do site.
Foto: Katia Marko