Dezenas de profissionais da PUC/RS, UFRGS, UFSM, Prefeitura de Porto Alegre, Grupo Hospitalar Conceição, Hospital de Clínicas, Grupo RBS, entre outros, participaram do seminário Inserção do Serviço Social nos Programas Multiprofissionais de Formação em Saúde (Residências, PET-Saúde e Pró-Saúde), promovido pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - Abepss Regional Sul I e o GT Saúde do CRESS/RS no dia 9 de dezembro. Entre os objetivos do evento esteva o de fomentar o debate sobre a inserção do Serviço Social nos programas multiprofissionais de formação em saúde no Estado, identificando potencialidades e desafios para qualificação dos processos de ensino-aprendizagem.
Segundo a representante da Abepss Thaísa Teixeira Closs, este tema é uma prioridade da atual gestão da entidade e também está em plena discussão no Conjunto CFESS-CRESS. Destes debates, de acordo com ela, foi identificada a necessidade de se fazer um mapeamento das Residências, PET/Saúde e PRÓ/Saúde , procurando preencher lacunas com dados mais gerais sobre a inserção do assistente social nestes espaços e com isso dar mais visibilidade, valorização e conteúdo para as lutas políticas da categoria.
Antes de mostrar os dados do mapeamento que já está sendo realizado, as conselheiras Miriam Dabdab Kolinger, representante do GT Saúde, e Miriam Guterres Dias, presidente do CRESS, esclareceram melhor as diferenças entre PET/Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) e Pró-Saúde (Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde), ambos programas interministeriais do Governo Federal de formação na área da saúde com foco no Sistema Único de Saúde. Também foi feito um breve histórico dos programas de Residências, revelando tensões na área, principalmente com as Residências médicas.
Com relação ao mapeamento, Thaísa mostrou que está sendo feito com base nas seguintes questões: que modelo de residência queremos? Qual o nosso papel? Após a apresentação, os participantes debateram as diretrizes nacionais para a formação em saúde (Residências e PET/PRÓ-Saúde) e encaminharam as propostas para a formação.
Conheça os detalhes sobre o Mapeamento no material que será socializado em breve aqui.
Veja as fotos do evento:
Por Vanessa Martins, jornalista MTB 11584
Assessora de Comunicação CRESS/RS