11/11/2022
O evento contou com a presença de diversos profissionais e reforçou bandeiras de luta
por Imprensa CRESSRS
Aconteceu, no dia 27 de outubro, o seminário estadual “Saúde Mental, Residências Multiprofissionais em Saúde e a luta pela efetivação do Sistema Único de Saúde: Interfaces com o Serviço Social”. O evento ocorreu no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e foi organizado pelo Conselho Regional de Serviço Social do RS – 10ª região, pelo Coletivo Aya, pelo Programa de Residência em Saúde Mental Coletiva da UFRGS e pelo Coletivo Gaúcho de Residentes em Saúde.
O seminário contou com convidados das áreas da saúde e assistência social que promoveram discussões importantes para reforçar as bandeiras de luta da categoria, promovendo debates e trocas de experiências. A temática da saúde mental foi abordada sob diferentes óticas, com o intuito de contemplar questões relacionadas à gênero, classe, raça, etc.
No evento, aconteceu a mesa de análise de conjuntura "O contexto da crise atual sob a perspectiva de desmonte do SUS e o genocídio sanitário e racial no país", mediada pela doutora em Serviço Social Daniela Ferrugem, com a participação das convidadas Fernanda Tomé Barlavento, assistente social, e Gabriela de Oliveira Santiago, médica veterinária e mestre em Zootecnia.
O seminário ainda recebeu as professoras Raquel Gouveia, assistente social e pós-doutoranda no programa de pós-graduação em Direito na PUCRJ, e Loiva de Oliveira, assistente social e integrante da coordenação do Coletivo Aya/UFRGS. Ambas compuseram a mesa "Saúde Mental, Trabalho Profissional e Interseccionalidades no Campo das Políticas Sociais", mediada pela assistente social Elisa Benedetto, presidenta da “Gestão Triênio 2020-2023: Lutar e Mudar as Coisas nos interessa mais” do CRESSRS.
No evento, também ocorreram rodas de conversas temáticas simultâneas. A discussão da temática "Saúde mental coletiva e formação para o SUS: intersecções entre classe, raça, gênero e sexualidades" foi mediada pelos assistentes sociais Ana Caroline Parahyba, residente no Programa de Atenção Básica da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP-RS), e Wesley Carvalho, mestre em Educação e Doutorando em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS.
A terapeuta ocupacional Laurem Aguiar, mestra e doutoranda em Serviço Social, e a assistente social Janaíra Dorneles de Quadro Ávila, mestra em Política Social e Serviço Social (UFRGS), mediaram os debates da roda de conversa Saúde mental e condições de trabalho das e dos trabalhadores no SUS".
Foto: Flavia Azolin | Comunicação CRESSRS