O GT Saúde do CRESSRS realizou na tarde desta sexta-feira, dia 8 de agosto, o Seminário "O AS na Atenção Básica de Saúde". Com auditório do Sindisprev/RS lotado, o presidente do CRESSRS, Alberto Terres, abriu o encontro, destacando que este foi o primeiro evento do GT na nova gestão “O CRESS somos tod@s nós”.
Também salientou a importância do trabalho dos assistentes sociais na área da Saúde e da necessidade de aprofundar o debate sobre a atuação do profissional na Atenção Básica.
Também disse que o objetivo do seminário era questionar e definir quais as atribuições dos assistentes sociais na Estratégia da Família.
A primeira mesa de encontro tratou sobre a Atenção Primária à Saúde: Desafios para Implantação, com a palestra do médico de família e professor da Ufrgs Marcelo Gonçalves. Já a coordenadora da Política de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Rosane Baltazar, apresentou a situação em Porto Alegre.
No debate, os assistentes Sociais questionaram os palestrantes sobre a participação dos profissionais na saúde, trabalho em rede, o IMESF e a possibilidade da gestão pública da Estratégia da Família.
A segunda mesa do Seminário "AS na Atenção Básica da Saúde", apresentou experiências dos assistentes sociais na Saúde. Rosane Baltazar, Coordenadora da Política de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, tratou do trabalho dos assistentes sociais na Atenção Básica na SMS/POA, Márcia Chaves Moreira, AS do Grupo Hospitalar Conceição, apresentou a experiência do Serviço Social nas Unidades de Atenção Primária à Saúde do Serviço de Saúde Comunitária - GHC, a AS Margarete Alessandrini, falou sobre a caracterização do trabalho na Atenção Básica e o Serviço Social nas UBS do município de Porto Alegre. Por fim, José Luiz Soares Mansur, AS do NASF Glória/Cruzeiro/Cristal, relatou a experiência nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família da SMS/Porto Alegre.
Após um rico debate, com muitas informações importantes, o Seminário "AS na Atenção Básica da Saúde" finalizou com alguns encaminhamentos. Entre eles, o presidente do CRESSRS, Alberto Terres, destacou a necessidade de o GT Saúde elaborar um projeto para garantir pelo menos um Assistente Social por Unidade de Saúde em Porto Alegre, tema que deverá ser aprofundado em todas as instâncias da Saúde. Também solicitou que a SMS envie ao GT a relação de onde estão os AS na saúde de Porto Alegre atualmente.
O GT Saúde continuará a debater o tema e convida os assistentes sociais interessados a participar das reuniões.
Confira a agenda: 12/9 - 10/10 - 14/11 - 12/12, sempre das 14h às 17h.
Confira as fotos na Páginas do CRESSRS no Facebook.
Por Katia Marko – Assessoria de Imprensa