21/08/2024
por Imprensa CRESS-RS
De 21 a 28 de agosto, comemora-se a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla no Brasil. Esta data está prevista na Lei 13.585, de 26 de dezembro de 2027. Tem o objetivo de desenvolver conteúdos para conscientizar a sociedade e promover a inclusão social desse segmento populacional, combatendo o preconceito e a discriminação.
Segundo portaria do Ministério da Saúde, deficiência intelectual é um transtorno do neurodesenvolvimento, especificamente os do desenvolvimento intelectual. É identificada pela redução substancial das funções intelectuais, concomitante a déficits do comportamento adaptativo, com limitações em habilidades sociais e práticas cotidianas, iniciada durante o período de desenvolvimento (antes dos 18 anos).
Já o termo deficiência múltipla, segundo a Secretária de Educação Especial do governo federal, tem sido utilizado, com freqüência, para caracterizar o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, de ordem física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social.
É importante ressaltar, nesta data, que as pessoas que apresentam tais divergências podem ser incluídas na sociedade, através de práticas não discriminatórias que compreendem uma ação coletiva maior, intersetorialidade e responsabilidade social compartilhada entre diversos saberes.
Requer colaboração entre Educação, Saúde e Serviço Social: ação complementar dos profissionais nas diferentes áreas do conhecimento(neurologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia escolar) quando necessário, fornecendo informações e orientações específicas para o atendimento às peculiaridades decorrentes de cada deficiência.
Exige que o conjunto CFESS-CRESS continue aprofundando a luta anticapacitista, através dos seus comitês e formações na área e, principalmente, que assistentes sociais estejam abertas e disponíveis para aprender a como lidar com a diversidade na nossa sociedade.
Descrição da imagem: imagem com fundo azul marinho, apresenta quatro blocos coloridos, onde cada bloco possui um símbolo de alguma deficiência. No primeiro bloco, tem a cabeça com o cérebro destacado representando a deficência intelectual. No segundo bloco, tem op símbolo de um cadeirante. No terceiro bloco, tem o símbolo de um olho com uma linha por cima representando a deficiência visual e no último bloco tem um ouvido com um linha por cima representando a deficiência auditiva. Na basa da imagem está escrito 21 a 28 de agosto, semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.