Na ultima segunda-feira dia 22 de janeiro, a agente fiscal Neorides Bianchini e a conselheira Loiva de Oliveira estiveram reunidas com as assistentes sociais, vinculadas à Secretaria de Assistência Social, do município de Sapiranga.
O encontro objetivou apropriação acerca das narrativas e questionamentos que vem ocorrendo na plenária livre da Câmara de Vereadores do município, cujo os conteúdos denotam pejorativamente quanto as atribuições e competências do/a assistente social.
No contexto dos conteúdos analisados depreendeu-se que há equívocos quanto ao entendimento acerca da Política de Assistência Social, considerando-se as normativas vigentes, a partir do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.
Igualmente equívocos sobre o trabalho profissional e suas atribuições no âmbito da Política de Assistência Social. O diálogo resultou no entendimento sobre o papel do CRESSRS, enquanto órgão de normatização, fiscalização e orientação, acerca das prerrogativas, direitos e deveres do/a assistente social.
Diante do contexto e das informações apreendidas na ocasião o CRESSRS encaminhará providências no sentido de publicizar sobre a atuação profissional, na perspectiva de fortalecimento da categoria que deve atuar com ética, autonomia, responsabilidade e compromisso com a qualidade dos serviços prestados, na defesa de políticas públicas efetivas, que superem intervenções fragmentadas voltadas à lógica do favor, da ajuda e da doação.