Uma vez ao mês, o CRESS/RS convida os/as assistentes sociais para uma roda de conversas sobre os mais variados assuntos relacionados ao cotidiano da categoria, no encontro intitulado "Assistente Social Conversando com Assistente Social". Na última edição deste ano, ocorrida no dia 20/11, o tema discutido foi a Política de Educação, e a conversa foi introduzida pela palestra da assistente social e especialista em Educação Angelita Ribeiro, da Seccional do CRESS de Pelotas e integrante do GT Serviço Social na Educação.
Com o título "A Atuação do Serviço Social na Educação Tecnológica - Potencialidades e Desafios", a profissional trouxe um pouco do histórico da educação tecnológica e a criação dos Intitutos Federais no Brasil para introduzir as ações de inclusão nestes espaços, como a Política de Assistência Estudantil. Angelita fez um paralelo sobre os parâmetros da atuação do Serviço Social na Educação e a atuação do Serviço Social nas políticas de Assistência Estudantil. Segundo ela, há muitas pontes por construir nesta relação. "A demanda dos Institutos Federais não condiz com o que desejamos da atuação do Serviço Social, pois nestas instituições o Serviço Social ainda está na lógica da expansão mais quantitativa do que qualitativa", diz. A assistente social ainda observou que, nestes espaços, ocorre uma "assistencialização" do trabalho do/a profissional na esfera da Política de Educação. "Espera-se muito mais do Serviço Social. Basta tomarmos como base os 'Subsídios para Atuação de Assistentes Sociais na Política da Educação'" (brochura disponível para download
clicando aqui).
Antes de passar para o debate, Angelita mostrou sua experiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sapucaia do Sul com o plano de trabalho que foi desenvolvido lá. As assistentes sociais presentes puderam tirar dúvidas e debater muitos pontos do plano, principalmente sobre a realização de estudos socioeconômicos/estudos sociais. Muitas demonstraram dificuldades na análise documental e algumas identificaram diferenças na política de assistência estudantil na esfera pública e na privada. Assistentes sociais da área do Esporte contribuíram com o debate, trazendo as experiências deste espaço socio-ocupacional também.
Os debates sobre a Política de Educação continuam nas reuniões do GT Serviço Social na Educação, que se reúne mensalmente. O próximo encontro e último do ano será no dia 12/12, às 17h, na sede do Conselho.
Por Vanessa Martins
Assessoria de Comunicação CRESS
Veja as fotos
clicando aqui.