08/07/2015
Em sua reunião mensal, o GT SS na Educação realizou nesta quinta-feira, dia 2 de julho, a segunda roda de conversa do ano, na sede do CRESSRS.
por Assessoria de Imprensa do CRESSRS
A assistente social Licie Helena Ribeiro Nardi apresentou o seu projeto de pesquisa desenvolvido para o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos como requisito parcial para a seleção de ingresso ao Curso de Mestrado Profissional em Gestão Educacional, com o tema Cultura organizacional: a relação entre o trabalho da equipe técnica da PRAE/UFRGS e as ações afirmativas. A pesquisa é orientada pela Profa. Dra. Maria Aparecida Marques da Rocha, ex-presidente do CRESSRS.
Segundo o projeto, com o início do Programa de ações afirmativas da UFRGS, a partir de 2008, houve um processo de mudança de perfil dos estudantes que ingressam através do vestibular. “Antes restrito, praticamente, aos estudantes oriundos de escolas particulares, após o início das ações afirmativas, abriu-se espaço para estudantes de escolas públicas e autodeclarados negros. A partir de 2013, o vestibular também recebeu, através de processo seletivo diferenciado, estudantes autodeclarados pardos ou indígenas, além de incluir análise de renda como modalidade de ingresso.”
Dentro desse contexto, ela busca identificar como essa mudança de perfil de estudantes afeta a cultura organizacional da UFRGS. “Entendemos que esse novo perfil de estudantes necessita de um maior suporte da universidade e de um acompanhamento estudantil diferenciado. Procuramos entender como a equipe técnica da Divisão de Seleção e Acompanhamento Pedagógico e Psicossocial da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFRGS precisa estar imbuída de valores em consonância com essa nova realidade. A partir dos dados colhidos com a análise socioeconômica realizada pela PRAE busca-se identificar como as atuais políticas de assistência estudantil se relacionam com as demandas dos novos ingressantes.”
Após a apresentação, foram realizados alguns questionamentos. A próxima reunião do GT é no dia 6 de agosto.
Foto: Katia Marko