O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promove, no dia 25 de julho, entre 14h e 16h, um evento nacional de mobilização do Plano Brasil Sem Miséria. No formato de teleconferência, o encontro vai reunir equipes ministeriais, estaduais e municipais de todo o País. A atividade será transmitida, ao vivo, pelo canal NBR, do Governo Federal, e pela internet, por meio dos sites da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e do Brasil Sem Miséria.
O objetivo da atividade é compartilhar informações, esclarecer dúvidas e acolher sugestões vindas dos estados e dos municípios para o Plano Brasil Sem Miséria. O MDS conta com a colaboração de governadores e prefeitos para organizar a participação de relevantes atores governamentais que atuam nos estados e municípios.
A colaboração dos chefes dos Executivos estaduais e municipais é indispensável para a ampla divulgação do Brasil Sem Miséria, bem como para a promoção da participação social e do esforço comum e articulado para superar definitivamente a pobreza extrema no Brasil. "Isso só será real se contarmos com o entusiasmo, envolvimento e a dedicação de todos. Temos que garantir que nosso sonho se transforme em medidas que de fato mudem a vida dos que hoje vivem na miséria", afirma a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
O Plano Brasil Sem Miséria
O Plano Nacional para Superação da Extrema Pobreza "Brasil Sem Miséria", lançado pela presidenta Dilma Rousseff em 2 de junho passado, tem como objetivo elevar a renda e as condições de bem-estar da população em situação de pobreza extrema. O Brasil Sem Miséria é direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar mensal é de até R$ 70 por pessoa. De acordo com o Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão nessa situação 16,2 milhões de brasileiros.
O Brasil Sem Miséria agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, entre outras, e inclusão produtiva. Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, o Governo Federal quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico brasileiro.
O sucesso do Brasil Sem Miséria depende do engajamento dos chefes dos Executivos estaduais e municipais, além do efetivo envolvimento dos diferentes gestores das áreas de assistência social, saúde, educação, previdência e trabalho, entre outras. O somatório dos esforços dos três níveis de governo permitirá criar um círculo virtuoso da inclusão social, produtiva e política daqueles que historicamente têm ficado de fora dos benefícios do desenvolvimento. Somente uma atuação conjunta e integrada será capaz de vencer os obstáculos que mantêm importantes segmentos da população presos à sua condição de pobreza extrema.
Para mais detalhes sobre o plano, acesse o portal www.brasilsemmiseria.gov.br.
Como participar do evento no dia 25 de julho, das 14h às 16h
Para assistir, via TV e internet, link do stream e acesso:
Assistir pelo canal 146 da Sky e pelos canais da NET TV (leia informações complementares).
Nos sites da EBC (http://www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/nbr-ao-vivo) e da Presidência da República (http://www.imprensa.planalto.gov.br) é possível assistir ao vivo pela internet.
E através do twitter (http://www.twitter.com/tvnbr) e do YouTube (http://www.youtube.com/TVNBR) da NBR.
Para tirar dúvidas ou para mais informações: contato@brasilsemmiseria.gov.br.
Fonte: site do MDS