A delegação do CRESS/RS foi recebida no dia 19 pelo Chefe da Casa Civil do Governo do Estado Carlos Pestana Neto. A audiência foi pautada pelo pedido de urgência na implementação da Lei Federal Nº 12.317/10, que garante a jornada de 30 horas semanais sem redução salarial para os assistentes sociais do Quadro Geral do Estado, Fundações e Autarquias.
As conselheiras do CRESS/RS entregaram um dossiê contendo diversos documentos e manifestações do conjunto CFESS/CRESS ao Chefe da Casa Civil, como o CFESS Manifesta, o artigo acrescido na lei de regulamentação da profissão, a lista de entidades que cumprem a referida lei, entre outros, que reforçam a importância do cumprimento da Lei e adequação da jornada semanal para a categoria. Pestana comprometeu-se em encaminhar a demanda mantendo a relação aberta para um novo encontro, assim que tiver uma posição do governo.
A jornada de trabalho diferenciada dos assistentes sociais é uma luta histórica. Vetada em 1993 quando foi aprovada a Lei de Regulamentação da Profissão, desde então faz parte da agenda de lutas da categoria. A conquista foi um passo importante, mas o desafio agora é a sua efetivação e materialidade em todos os espaços socioocupacionais das/os assistentes sociais.