A organização política dos assistentes sociais no Mercosul e nos países de língua portuguesa foi o tema da oficina promovida na sexta-feira, dia 27, encerrando a participação do conjunto CFESS-CRESS no Fórum Social Temático 2012. Além dos conselheiros do CFESS Esther Lemos e Maurílio Matos, a mesa contou com o assistente social do Uruguai Prof. Rodolfo Martinez, membro do Comitê Mercosul de Organizações Profissionais de Serviço Social e da Associação de Assistentes Sociais do Uruguai (ADASU).
Prof. Rodolfo contou um pouco sobre a organização política dos assistentes sociais uruguaios e os desafios que suas instituições têm enfrentado. Destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido no Comitê Mercosul e a interlocução entre os países que o compõem: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Chile.
A conselheira Esther Lemos explicou como este diálogo vem ocorrendo na relação do CFESS com estes países e com outros 80 Estados que fazem parte da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (FITS). Este ano haverá um workshop sobre a definição de "Serviço Social" em nível internacional. O evento ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 8 e 9 de março de 2012, com palestrantes de vários países.
O diálogo do CFESS com os países de língua portuguesa foi apresentado pelo conselheiro Maurílio Matos. Ele participou de um programa de Pós-graduação em Portugal e contou sobre a história da organização política dos assistentes sociais naquele país e como está a situação atualmente, tecendo comparações com o Serviço Social brasileiro. Também falou sobre alguns países africanos e seus intercâmbios estudantis com o Brasil. Outros, como o Timor Leste, são ainda uma incógnita, segundo Maurílio.
Saiba mais sobre o Workshop sobre a definição de Serviço Social.Veja as fotos do evento:
Por Vanessa Martins, jornalista MTB 11584
Assessora de Comunicação CRESS/RS