20/08/2019
CRESSRS apoia iniciativa, que integra o projeto “Passagens - rede de apoio a LGBTs nas prisões”, e reúne narrativas, histórias de vida e denúncias dos LGBTs em privação de liberdade.
por Assessoria de Comunicação CRESS/RS
O CRESSRS convida os/as assistentes sociais do estado a conferirem o documentário "Passagens: ser LGBT na prisão", produzido pela ONG Somos - Comunicação, Saúde e Sexualidade, de Porto Alegre. O curta-metragem é resultado de entrevistas com pessoas LGBT em privação de liberdade no Brasil, produto do projeto Passagens - rede de apoio a LGBTs nas prisões, coordenado pelo assistente social Guilherme Ferreira e pelo advogado Caio Klein.
O projeto foi realizado entre 2018 e 2019 e percorreu, até o momento, 13 instituições de privação de liberdade no país, construindo o primeiro mapa do encarceramento LGBT brasileiro. Além da coleta de narrativas, histórias de vida e denúncias dos LGBTs nas prisões, o projeto já atingiu diretamente mais de 500 trabalhadores do sistema prisional com palestras sobre direitos humanos e diversidade sexual e de gênero.
Os dados recolhidos após pesquisa virtual com unidades prisionais demonstraram que o número de pessoas LGBT na prisão é subnotificado no Brasil. Enquanto os dados oficiais apontam a existência de 1.730 pessoas LGBT em privação de liberdade, a pesquisa quantitativa cuja taxa de retorno foi de apenas 5% indicou 572 pessoas LGBT presas, ou seja, o número real de LGBTs nas prisões pode ser quase dez vezes maior. Apenas em SP, se estima existir mais de 5 mil pessoas LGBT presas.
Além do documentário e da coleta de dados, o Projeto Passagens também buscou aumentar o debate sobre direitos humanos, gênero e sexualidade nas prisões, bem como divulgar boas práticas que possam ser transformadas em políticas públicas para essa população.
O documentário está disponível no YouTube. Acesse e assista!