11/09/2024
por Imprensa CRESS-RS
O 51º Encontro Nacional do conjunto CFESS-CRESS, realizado de 05 a 08 de setembro, em Belo Horizonte (MG), teve como tema as resistências na luta anticapitalista diante da crise ambiental, com o emblemático slogan “o amanhã não está à venda”, título do livro de Ailton Krenak. A temática imposta ao conjunto pelo significativo avanço de situações de catástrofes no País se refletiu, também, nas deliberações prioritárias aprovadas. Confira como foi:
Assista o vídeo da delegação do Rio Grande do Sul comentando os eixos estratégicos
Assista a conferência de abertura: "O amanhã não está à venda"
No eixo Administrativo-Financeiro, foi contemplada elaboração de estudo sobre a possibilidade de isenção de anuidade para profissionais afetados e afetadas por catástrofes em âmbito nacional. A proposta contemplará todos os CRESS que vierem a passar por uma situação de desastre, considerando o impacto do capitalismo no meio ambiente, que provoca escassez dos recursos naturais e o aquecimento da Terra, causando alarmantes chuvas, enchentes, secas, queimadas, entre outros desastres.
No eixo Comunicação, a temática sobre desastres também se fez presente. Foi aprovado como tema para o Dia da e do Assistente Social 2025 o “Serviço Social na luta por justiça ambiental para a diversidade de povos e biomas”, proporcionando maior visibilidade para as situações climáticas entre a categoria. Já no eixo Ética e Direitos Humanos, destaca-se a aprovação da realização do Seminário Nacional Serviço Social e a Luta Anticapacitista no primeiro semestre de 2025, precedido de atividades estaduais e regionais.
No eixo de Orientação e Fiscalização do Exercício Profissional, que debate as ações precípuas dos Conselhos Profissionais, a priorização será de fortalecimento das ações de visibilidade das atribuições profissionais privativas do Serviço Social, visando o combate às requisições indevidas; continuidade na luta pela implementação da Lei 13.935/2019 (Lei da Educação) e elaboração do volume 2 da brochura Subsídios para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação.
No eixo da Formação Profissional, destaca-se a priorização de articulações nos fóruns em defesa da formação e trabalho com qualidade em Serviço Social e do Fórum de Supervisão de Estágio em Serviço Social, fortalecendo a direção antirracista, anticapacitista, antialgbtqia+fóbica, antissexista e antietarista. Sobre o eixo das Relações Internacionais, a categoria aprovou o fortalecimento dos diálogos e ações em defesa dos direitos de pessoas refugiadas, migrantes, povos indígenas e atuação profissional em regiões de fronteiras.
O eixo da Seguridade Social definiu por priorizar a defesa das políticas de assistência social, previdência social, saúde, educação, bem como as condições de trabalho e de saúde de assistentes sociais nessas políticas. A plenária também aprovou a defesa da elaboração e implementação de políticas públicas voltadas para a defesa da biodiversidade cultivada por povos indígenas e comunidades tradicionais.
O 51º Encontro Nacional reuniu 384 assistentes sociais das 5 regiões brasileiras, dentre profissionais de base – eleitas e eleitos em assembleia dos CRESS -, direções dos CRESS e do CFESS, representantes da Abepss e da Enesso, bem como trabalhadoras e trabalhadores dos Conselhos. O evento aprovou 23 moções, que constarão do relatório final do encontro, disponível em breve. Em 2025, haverá também o 7º Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS em Campo Grande (MS), antecedendo o 52º Encontro Nacional. O 18º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) ocorrerá em Salvador (BA) no segundo semestre de 2025.
Leia a carta final do evento: Carta de Belo Horizonte
Ao final do Encontro Nacional o Coletivo de Assistentes Sociais Trans, representado por Brune Magalhães, Raphaella Fini e Nate Garcia, fizeram a leitura de um manifesto trans – Nossas Vidas Importam e Pulsam Liberdade, elaborado por pessoas trans, travestis e não binárias presentes ao Encontro Nacional, reafirmando a presença na categoria e a articulação entre o grupo nas ações do Serviço Social.
Acesse o Manifesto Trans “Nossas Vidas Importam e Pulsam Emancipação e Liberdade”
Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho
Antes de começar o 51º Encontro Nacional CFESS-CRESS em Belo Horizonte, assistentes sociais se reuniram para a reunião do Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social, integrado pelo CFESS, CRESS-PR, Abepss e Enesso.
A atividade teve como principais objetivos apresentar a prestação de contas das atividades desenvolvidas na gestão 2022-2024, lançar a mais nova publicação do Fórum, o e-book intitulado “Incidências coletivas para reafirmar a luta”. Também houve o debate sobre as prioridades do movimento para o próximo período e encaminhamentos de indicação da nova coordenação colegiada, que atualmente é do CRESS-PR, com a assistente social Andrea Braga.
Leia aqui o e-book do Fórum Nacional
Descrição da imagem: imagem com o selo do 51º Encontro Nacional, com a ilustração de uma mulher indígena segurando o Código de Ética do Serviço Social e atrás dela cinco mulheres com pele e cabelos diversos. Uma segura um mega-fone. Na base da artes está escrito "o amanhã não está à venda". Assinatura com a logotipo do CFESS e do CRESSMG.