A última sexta-feira, dia 27 de junho, foi marcada por reunião com os NUCRESS, do Conselho Pleno Ampliado e Assembleia Geral, com a presença de diversos assistentes sociais na sede do CRESS/RS.
Nos encontros, aconteceu uma apresentação da nova gestão e definidas ações para o próximo período. Diversas cidades estavam representadas na reunião dos Núcleos de Assistentes Sociais (NUCRESS). Colegas das Delegacias Seccionais de Caxias do Sul e Pelotas, e dos núcleos da região dos Vinhedos, São Borja, Canoas, Cachoeira do Sul, Amoceleiro, Vale do Rio Pardo e Centro Serra, Campos de Cima da serra, Santa Maria, Santo Ângelo, Novo Hamburgo, Litoral Norte e Planalto Médio contribuíram com o debate e falaram de suas situações em cada região.
Assedio moral no serviço público, baixos salários, precarização nas relações de trabalho, políticas assistencialistas nas prefeituras, ameaças e transferências arbitrárias como forma de represálias aos profissionais, foram alguns dos desafios expostos pelos presentes. “Quem tenta implementar o SUAS é perseguido nas prefeituras. Os assistentes sociais estão pedindo socorro”, salientaram.
Interiorização e participação
O presidente do Conselho, Alberto Terres, destacou que um dos principais eixos da nova gestão é justamente a interiorização e a maior participação da categoria no Conselho. “O nome da nossa chapa, ‘o CRESS somos tod@s nós’, expressa realmente o que acreditamos. Somente com mobilização e participação vamos conseguir fazer o enfrentamento necessário”, destacou. Segundo ele, a nova gestão fará um roteiro, ainda este ano, para visitar a todos os NUCRESS com o objetivo de buscar uma maior atuação do Conselho nas regiões. Também colocou à disposição de todos os núcleos as novas assessorias de comunicação e jurídica. Também foram aprovados projetos de formação apresentados pelos NUCRESS para este ano.
Conselho Pleno Ampliado
Logo após, o Conselho Pleno Ampliado aprovou a homologação da Assistente Social Leila Thomassim na Mesa Permanente de Negociação dos Trabalhadores do SUAS. Segundo ela, o Rio Grande do Sul foi protagonista na criação do fórum estadual e tem grande atuação nacionalmente. O fórum Nacional é integrado por 12 profissões que integram o SUAS, envolvendo sindicatos e conselhos de todos os segmentos. Apesar da indicação, conforme Leila, a disputa pela representação ainda se dará no Fórum Nacional.
Além disso, o Conselho Pleno aprovou a criação do NUCRESS Sem Fronteiras, com a seguinte composição: Coordenadora Karine Lucero Carvalho, Vice-coordenadora Carina Schulte Ilglim, Secretária Elizângela Carvalho, 1ª Tesoureira Margarete Pereira Vaz, 2ª Tesoureira Isabel Terres. Também foi homologada a representação das assistentes sociais Lizandra Hoffmann Passamani, como titular, e Daniela Cidade Werle, como suplente, no Conselho Municipal do Idoso de Passo Fundo.
Lançamento do Manual e da Cartilha
Após a primeira chamada para a Assembleia Geral ocorrida às 18h, ainda sem o quórum suficiente, foram lançadas a Cartilha sobre o CRESS/RS e o Manual de Orientação de Processos Éticos. Os materiais foram produzidos pela gestão anterior e finalizados por esta gestão. O objetivo das publicações é subsidiar o trabalho dos assistentes sociais na defesa de sua profissão.
Segundo destacou o vice-presidente do CRESS/RS, Agnaldo Engel Knevitz, a cartilha será mais um instrumento para a compreensão do conjunto CFESS/CRESS, bem como de suas lutas políticas.
Os materiais estão disponíveis na sede do conselho aos interessados. O manual é direcionado para as Comissões Permanente de Ética e as Comissões de Instrução. Já a cartilha traz um vasto conteúdo, desde a história do conselho, seus espaços coletivos e participativos, até legislações e referências e estará à disposição para distribuição ampla.
Assembleia Geral elege delegados para encontros
Após a segunda chamada às 18:30, deu-se início à primeira Assembleia Geral realizada pela nova gestão. Os integrantes da gestão agradeceram a categoria pela participação na eleição. O presidente Alberto Terres destacou novamente a interiorização e participação com direção crítica desde a base no interior até as Seccionais e Sede. Segundo ele, é compromisso da gestão buscar a efetivação da proposta de campanha em estar próximo aos assistentes sociais, assim como, das pautas coletivas da sociedade, na defesa de direitos.
Devido ao atraso do contador, a pauta do Conselho Pleno Ampliado de prestação de contas foi analisada na Assembleia. O assessor contábil Alexandre Freitas apresentou o Balancete do mês de abril de 2014. Durante o dia, a situação orçamentária, financeira e patrimonial do CRESS/RS foi avaliada pelo Conselho Fiscal que apresentou sua análise.
O Conselho Fiscal solicitou prorrogação da aprovação dos movimentos financeiros, pois a documentação apresentada, por falta de consistência, não permitiu a elaboração de um parecer final. Segundo o conselho, foi convocada uma reunião para o dia 11 de julho, com a nova diretoria, a anterior e o contador para esclarecer as dúvidas. Os pareceres dos meses de abril e maio serão apresentados na próxima reunião de Conselho Pleno, no dia 25 de julho, e aprovados na Assembleia Geral prevista para outubro. A Assembleia aprovou a proposta do Conselho Fiscal.
Os presentes também aprovaram as revisões do Plano de Metas para 2014, suas atividades, metas e cronograma. Aconteceu a escolha dos delegados da base para o 43º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS antecedido do Encontro Local e do Encontro Descentralizado do Conjunto CFESS/CRESS, Região Sul. Ficou definido que o CRESS/RS indicará observadores representantes da ABEPSS e da ENESSO do Rio Grande do Sul para participar do encontro.
Foram escolhidos os seguintes representantes (titulares e suplentes) da Gestão “O CRESS somos tod@s nós e representando a base.
Delegados Encontro descentralizado:
Titulares
Alberto Moura Terres
Denize Zambonin Longhi
Agnaldo Engel Knevitz
Marília Gabriela Siqueira dos Santos
Suely Silva Santos
Solange Emilene Berwig
Loiva Mara de Oliveira Machado
Neide Oliveira de Lara
Claudia da Silva Gomes Mengatto
José Paulo Fernandes
Rosemeri de Freitas Ulguim Amaral
Ivane Moreira Chinali
Suplentes
Jorge Og de Vasconcelos Jr
Sandra Andreia Reichert Friedrich
Andréia Pereira Pedroso
Elisabete Ramos Glassmann
Roberta Rama de Brito
Leila Aparecida Cunha Thomassim
Bruna de Souza Machado
Raquel Patrícia de Andrade Soler Pedrini
Jaqueline Grandi
Eleni Raquel da Silva Tsuruzono
Caroline Lemos Segovia
Josiela Silveira Cavalheiro
Encontro da COFI:
Conselheira Coordenadora da Comissão de Fiscalização: Aline Aiko Yoshida Galvão
Conselheiro: Alberto Moura Terres
Agente Fiscal: Neorides Bianchini
Agente Fiscal: Cleonice Maria Pokorski Stefani
Encontro do COMUNICASUL:
Conselheira Coordenadora da Comissão de Comunicação: Roberta Rama de Brito
Assessora: Katia Marko
Conselheira: Suely da Silva Santos
Conselheiro: Agnaldo Engel Knevitz
Por Katia Marko – Assessoria de Imprensa