Na tarde de sexta-feira, dia 13 de junho, ocorreu a primeira reunião do GT Saúde coordenada pelo novo presidente do CRESS/RS, Alberto Terres. Os assistentes sociais presentes debateram a atuação do profissional em relação aos óbitos de pessoas sem documento e sem familiar e a preparação do seminário do AS na Atenção Básica da Saúde.
Após longo debate sobre o tema, e verificando que não existe um padrão de atendimento instituído, o grupo deliberou uma comissão formada por colegas que vivenciam esta situação juntamente com a COFI. A comissão vai formular um Procedimento de Operação Padrão (POP) e consultar a Assessoria Jurídica do CRESS, a fim de emitir uma resolução do CRESS padronizando e regulamentando o referido procedimento. A comissão deve se reunir no dia 2 de julho, às 14h, na sede do CRESS.
O Seminário do AS na Atenção Básica de Saúde está agendado para o dia 8 de agosto, no período da tarde. A ideia é debater o projeto de lei da Atenção Básica e a inclusão do assistente social nas equipes de saúde da família. O CRESS deve fechar a programação e o local do encontro e fará a divulgação em breve.
O GT Saúde se reúne toda a segunda sexta-feira do mês, das 14h às 16h. O próximo encontro será no dia 11 de julho.