09/02/2021
Leia nosso posicionamento sobre a ação de vacinação executada pela SMS de Porto Alegre no último sábado
por Diretoria CRESSRS
NOTA SOBRE A VACINAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS EM PORTO ALEGRE
.
Informamos que no dia 04/02/2021 fomos procurados por um representante da Diretoria de Atenção Primária – DGAPS/SMS, representando a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Foi solicitado a relação de profissionais assistentes sociais, atuantes na linha de frente do COVID-19 registradas no CRESSRS com idade acima de 60 anos e residentes no referido município.
.
Cumpre destacar que o CRESSRS não dispõe da lotação dos profissionais registrados, o que foi informado à SMS. Também solicitamos maiores informações sobre a quantidade de doses, os critérios que seriam utilizados, dentre outras, porém não tivemos orientações precisas. Sendo assim, no dia 05/02/2021, ao meio dia, respondemos a demanda da SMS por e-mail, explicando que em tão pouco tempo o CRESS não conseguiria os dados refinados dos locais de trabalho da categoria em Porto Alegre, por isso estávamos enviando a relação extraída de nosso sistema com os profissionais que se encaixam nos requisitos já citados (idade e residência).
.
Igualmente salientamos que o CRESS RS 10ª Região compreende que todos/as os/as Assistentes Sociais independente da idade e/ou espaço socioinstitucional que estejam atuando, fazem parte dos profissionais de linha de frente engajados na defesa e garantia de direitos e, que mesmo em situações adversas tem contribuído no enfrentamento da pandemia. Diante disto, foi encaminhado também outra relação com o total de profissionais ativos no município de Porto Alegre/RS, seguindo os mesmos parâmetros narrados anteriormente sobre os dados constantes, para agilizar o processo de planejamento da quantidade de doses necessárias para imunização de toda categoria, quando for o caso.
.
O CRESSRS 10ª Região reafirma a luta pelo direito de vacinação de todos os munícipes o mais breve possível, principalmente por esta ser a única estratégia farmacológica disponível para proteção e segurança da população contra o COVID-19. Nos solidarizamos com todos os profissionais que encontraram dificuldades no sábado em relação a vacinação, ressaltamos que mesmo não sendo responsabilidade do CRESSRS essa ação, o Conselho somou esforços para solucionar o mais breve possível a situação.
.
Salientamos novamente que tal ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, não tendo o CRESSRS gerência alguma sobre ela. Destacamos que as informações que o CRESSRS recebeu são as mesmas que foram informadas através das redes e de manifestações de terceiros. Ainda assim, entendemos que as informações mesmo não estando nítidas precisavam ser socializadas, pois prezamos pela transparência com a nossa categoria e já havia divulgação com o nome do Conselho sendo feita por outras entidades.
.
Nossos esforços têm se voltado sempre para a garantia da vacinação dos grupos prioritários em primeiro lugar e de toda a população. Entendemos que os trabalhadores da linha de frente não podem ficar desprotegidos depois de estarem por meses sendo considerados essenciais. Por isso, também estamos em articulação junto ao FOMTAS, FETSUAS e Frente Gaúcha em Defesa do SUAS e Seguridade Social, na luta pelo #VACINASUAS.
.
Nos solidarizamos com os Conselhos Profissionais e demais entidades representativas que não foram sequer consultados sobre esta ação e nos colocaremos em luta coletivamente para garantir a ampla vacinação aos profissionais e toda a população.
Foto: Imprensa CRESSRS