"O Fórum Gaúcho em Defesa do SUS, junto com outros fóruns estaduais, trabalhadores, usuários e estudantes militantes da saúde pública, compõe a Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde. Essa Frente sempre esteve nas ruas convocando a população a resistir ao desmonte do sistema público de saúde. No último período, nos somamos às mobilizações do povo por mudanças estruturais, alavancadas pelas manifestações que se originaram contra o aumento das passagens.
Estamos nas ruas para defender o caráter público e universal da Saúde e para reafirmar que saúde não é mercadoria, e sim direito de todas e todos brasileiros, direito esse que precisa ser efetivado pelo Estado.
Estamos nas ruas porque não concordamos com os rumos da política de Saúde brasileira, que está na contramão dos princípios da Reforma Sanitária, do SUS e da Constituição Brasileira, pois tem favorecido os interesses dos grupos poderosos que usam a Saúde como fonte de lucro.
O Movimento Sanitário dos anos 1980 defendeu intensamente o uso dos recursos públicos para ampliação dos serviços públicos, com a expansão do setor estatal em níveis federal, estadual e municipal, tendo como meta uma progressiva estatização da Saúde. Porém, agora quando o SUS faz 25 anos, fazemos o balanço que os governos que se sucederam nesse período favoreceram a mercantilização da saúde e a ampliação do setor privado na oferta de serviços de Saúde, tanto no livre mercado quanto por dentro do SUS.
Em Porto Alegre a situação não é diferente. O governo municipal avança no desmonte e sucateamento da saúde, privatizando a rede de atenção básica à saúde dos porto-alegrenses através do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família - IMESF (uma fundação pública de direito privado). Somos contrários a isso! Lutamos em defesa de um SUS público, estatal, universal, de qualidade e de administração direta do Estado!
No dia 17 de junho de 2013 o Tribunal de Justiça do RS declarou INCONSTITUCIONAL a lei que autoriza a criação do IMESF.
A Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde e o Fórum em Defesa do SUS/RS convidam todos os movimentos sociais, coletivos, fóruns, sindicatos, etc, a construir uma jornada de lutas no mês de outubro, quando comemoramos os 25 anos do SUS.
Nossa jornada inicia no dia 14 de outubro, às 18h30 no SINDISPREV, (Rua Leonardo Truda nº 40-12º andar) para a organização de um ato público com o qual queremos denunciar a privatização da saúde pública de Porto Alegre. Para construir essa luta contamos com a presença de entidades, movimentos sociais e organizações populares e sindicais.
'O SUS é nosso, ninguém tira da gente,
direito garantido não se compra e não se vende!'"
Saiba mais pelos contatos: forumsus.rs@gmail.com
Facebook: Fórum em Defesa do SUS-RS
Fone: (51) 32 25 53 21