O Conselho Regional de Serviço Social - CRESS 10ª Região, com jurisdição do Estado do Rio Grande do Sul, vem a público registrar repúdio contra ato praticado por servidor da Guarda Municipal de São Leopoldo contra a assistente social Lisiane Queiroz Dorneles.
O fato ocorreu em 10 de outubro, na cidade de São Leopoldo, quando a assistente social insurgiu-se e protestou com o servidor, quanto a forma autoritária deste na proibição de uma pessoa em situação de rua ingressar no CREAPAR - Centro de Referencia á População Adulta de Rua, entidade esta que integra a rede de Serviços da Assistência Social do município.
Diante da manifestação da profissional, o servidor passou a agredi-la física e verbalmente culminando com a voz de prisão, sucedida de evidentes atos discriminatórios e repressores, dentre estes, o de permanecer algemada e sob escolta até ser atendida por médico da rede pública.
O CRESS/RS vem a público repudiar toda forma de violência, especialmente, aquela cometida por agentes públicos contra a população. Assim, reafirma e fortalece a defesa da ética e dos direitos humanos, na perspectiva de reconhecer e se contrapor a todas as formas de dominação, repressão e preconceito.
De antemão, este Conselho junta-se as demais entidades que já expressaram repúdio ao fato para reafirmar o compromisso dos profissionais com o Projeto Ético-político do Serviço Social, expresso nos valores e princípios estabelecidos no Código de Ética dos/as Assistentes Sociais, entendendo que a assistente social valeu-se de deveres éticos legais e civis como bem prevê a legislação ao se opor e enfrentar a atitude autoritária, desumana, violenta e discriminatória praticada por Agente Público contra um cidadão de direitos.
Conselho Regional de Serviço Social - CRESS 10ª Região
Novembro/2011