25/03/2022
por Comitê Gaúcho de Assistentes Sociais na Luta Antirracista
Nota de apoio à ocupação das/os estudantes indígenas da UFRGS em defesa da Casa de Estudante Indígena
Desde o dia 06/3, um prédio desativado da Prefeitura de POA, no centro da capital, foi ocupado pelo Coletivo de Estudantes Indígenas da UFRGS, que reinvindica a criação da Casa de Estudante Indígena.
Muitas das estudantes indígenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) são mães, colocando para a Universidade uma importante demanda: a necessidade de uma casa de estudante que possibilite a convivência com seus filhos, familiares e lideranças. Mesmo que seja assegurado o direito (limitado) à moradia estudantil, na Casa de Estudante Universitário (CEU) da UFRGS, não é permitida a presença de crianças, nem é oferecida uma estrutura com condições necessárias. Além disso, a bolsa aluguel, cujo valor é de R$450,00, é insuficiente para o custeio da moradia.
Ressalta-se também a presença de práticas racistas dentro da CEU, que precisam ser apuradas e combatidas e não reforçadas pela instituição. Esse foi o contexto que deflagrou no dia 6/3 a ocupação do prédio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SMIC) da Prefeitura Municipal de Porto Alegre pelo Coletivo de Estudantes Indígenas da UFRGS, ocupando também no dia 10/3 a Reitoria da UFRGS em prol da Casa de Estudante Indígena.
Ontem, dia 24/3, realizou-se uma audiência pública de conciliação, em que o representante da UFRGS afirmou que a Casa de Estudante Indígena está sendo providenciada, tendo já definido o local. Foi marcada uma nova audiência para o dia 7/4.
Diante dessa realidade, o Conselho Regional de Serviço Social 10ª Região, a partir do Comitê Gaúcho de Assistentes Sociais na Luta Antirracista, vem a público manifestar o apoio e solidariedade à luta das/os estudantes indígenas, suas famílias e lideranças em defesa do direito à moradia estudantil própria. Destaca-se também a urgência em constituir estratégias e ações no combate ao racismo, o reconhecimento e atendimento das necessidades históricas do movimento indígena. Todo apoio a quem luta!
Abaixo assinado individual - https://forms.gle/DPUDYvTmP1titFuk7
Abaixo assinado entidade - https://forms.gle/JhdZHb5Pe8EG4QUT7
Doações pelo tel: 054 99626-5542
Foto: Imprensa CRESSRS