No dia 16 de maio, às 16 horas, os/as assistentes sociais realizaram mobilização pelas 30 horas, em prol da implementação da Lei 12.317/2010 que estabelece a jornada de trabalho de 30 horas. A ação faz parte das comemorações pelo Dia da/o Assistente Social.
Participaram do evento o CRESS e o Sindisprev (Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência Social) como organizadores do movimento, estando juntos na luta o SIMPA (Sindicato dos Municipários de Porto Alegre) e a APROPENS (Associação dos Profissionais Penitenciários de Nível Superior do Rio Grande do Sul). As/os Assistentes Sociais destas políticas estiveram presentes, destacando-se o grupo de assistentes sociais do INSS e os técnicos do sistema penitenciário.
No ato foi distribuída uma carta-aberta à população, esclarecendo sobre a luta.
Os representantes dos sindicatos e do CRESS levaram faixas com palavras de ordem sobre a lei das 30 horas e todos ficaram reunidos junto a tenda do Sindisprev na frente da agência da Previdência no Centro de Porto Alegre. Foram realizadas falas sobre a luta pelas 30 horas e esclarecimentos sobre a importância do cumprimento da lei e o descaso do Poder Público.
A manifestação foi positiva e marcou espaço, anunciando o não cumprimento de uma conquista da categoria das/os assistentes sociais que lutam por redução de sua jornada de trabalho em conjunto com a classe trabalhadora.
Veja as fotos da atividade:
Leia a carta-aberta no link abaixo.