Na última quinta-feira (28/3), o CFESS marcou presença na marcha dos/as servidores/as públicos/as federais, que reuniu mais de 4 mil pessoas em Brasília (DF). Com a faixa "assistentes sociais presentes nesta luta", as conselheiras Ramona Ferreira e Heleni Ávila reforçaram a manifestação que teve como objetivo pressionar o governo para o atendimento de uma pauta de reivindicações que inclui a definição de uma política salarial permanente, a reposição inflacionária, a valorização do salário-base e a incorporação das gratificações para a categoria.
Os movimentos sindicais chegaram a se reunir com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, que descartou a possibilidade de reajuste linear e de uma política salarial para o funcionalismo público. Ele disse que o governo só admite discussões salariais setoriais e que não tenham impacto financeiro em 2012.
Nem mesmo a mobilização em frente ao prédio do ministério e o "apitaço" dos/as servidores/as dissuadiram a postura fechada do governo. Além disso, no mesmo dia, foi aprovado no Senado Federal o Projeto de Lei (PLC 2/2012) que cria o fundo de pensão complementar e privatiza o sistema de previdência do funcionalismo federal. A votação aconteceu sob protestos dos/as manifestantes. As entidades sindicais afirmaram que continuarão organizando paralisações nacionais.
Leia na íntegra
clicando aqui.