07/09/2021
Confira o Manifesto que foi lançado no mês de Maio, junto das atividades do 14 EGAS
por Imprensa CRESSRS
O VIII Fórum Estadual de Supervisão de Estágios em Serviço Social do Rio Grande do Sul, realizado de forma virtual ainda no mês de Maio de 2021 (dentro das atividades do 14º EGAS) reuniu estudantes, assistentes sociais supervisores/as de campo e acadêmicos/as e representantes dos Cursos de Serviço Social de instituições públicas e privadas do RS, com o objetivo de refletir sobre o estágio supervisionado em Serviço Social em tempos de pandemia de Covid-19. Como produto desse encontro, o grupo elaborou um Manifesto sobre o tema.
.
As adequações para que os/as estudantes acessem o estágio e possam concluir sua formação tem desafiado as instituições de ensino superior em um debate sobre ofertar, não ofertar e/ou como ofertar o estágio em condições de segurança e sem descaracterizar este período imprescindível da formação.
Qual a melhor forma de conduzir?
Remoto, presencial, semi-presencial?
Como desenvolver, com qualidade, crítica e ética a supervisão direta?
Não há uma resposta única. São múltiplas as ações que as IES foram estabelecendo frente às suas demandas e realidades.
A incerteza do momento requer cautela e ação, mas sem prescindir da direção crítica que orienta a formação profissional a partir de seus instrumentos jurídico-normativos. Ação que é necessária para estabelecer parâmetros que conduzam os estágios em tempos de pandemia e a cautela para que esses sejam realizados na perspectiva da experiência profissional, respeitando os pressupostos éticos e técnicos exigidos para uma atividade desta natureza, conforme prevê nosso Projeto Ético-Político profissional.
Leia o Manifesto completo aqui: Manifesto em defesa da Educação, da Formação e dos Estágios Supervisionados com Qualidade..pdf
#cressrs10 #servicosocial #assistentesocial #formacaoprofissional #estagios #estagiarios #pandemia #educacao
Foto: Imprensa CRESSRS