Encontro em Brasília marca os 68 anos do Serviço Social na Previdência
O Encontro no Distrito Federal, ocorrido no dia 21 de abril, foi promovido pela Federação Nacional de Trabalhadores da Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS) em parceria com o CFESS, reunindo cerca de 150 assistentes sociais e estudantes de pelo menos 22 estados.
Representando o RS, esteve presente uma delegação de 16 assistentes sociais das Gerências Regionais do Estado. Da Gerência de Porto Alegre estavam presentes as assistentes sociais Anahí Melgaré, conselheira do CRESS/RS, e a colega do município de Viamão, Leisa Ferreira Oliveira. O CRESS/RS desde o início da presença dos assistentes sociais no INSS, realizou várias ações de fiscalização nos locais de trabalho dos profissionais, fortalecendo a luta por melhores condições de trabalho, direitos a serem respeitados e autonomia do Serviço Social, conforme o Código de Ética da profissão. A luta pelas 30 horas sempre foi levada em conjunto pelo SINDISPREV e CRESS.
No evento foram apresentadas as dificuldades enfrentadas pelos profissionais das diversas regiões do Brasil e do Estado do RS, como a não convocação de novos/as assistentes sociais aprovados no concurso de 2008, número excessivo de atendimentos, assédio moral, falta de condições técnicas para o exercício profissional, a não realização de concurso interno de remoção, e demandas não compatíveis com as atribuições e competências profissionais (como habilitação de benefícios).
As estratégias de luta foram traçadas pelas entidades organizadoras Fenasps e CFESS em conjunto com o público presente no Encontro. Foram aprovadas as seguintes propostas: Fenasps e CFESS solicitarão reuniões com a nova diretora de Saúde do Trabalhador do INSS, com o presidente do Instituto e com o ministro da Previdência Social; o abaixo-assinado em defesa do Serviço Social do INSS será entregue às autoridades competentes no dia 30/5, o novo Dia de Luta pelas 30 horas sem redução salarial; a Comissão Nacional dos Trabalhadores com jornada de 30 horas em Lei, da Fenasps, deverá ser fortalecida, e deverá ser organizado um novo Encontro Nacional, com preparação com prévia nos estados.
Com informações da assistente social Anahí Melgaré.
Foto: Comunicação CFESS