11/03/2015
Reunidos na segunda-feira, dia 9 de março, os integrantes do GT Serviço Social na Assistência Social retomaram o debate sobre a identidade dos trabalhadores do SUAS.
por Assessoria de Imprensa do CRESSRS
A reunião tratou principalmente da resolução N. 9, de 15 de abril de 2014, que ratifica e reconhece as ocupações e as áreas de ocupações profissionais de ensino médio e fundamental do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, em consonância com a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS – NOB-RH/SUAS.
A agente fiscal do CRESSRS Cleonice Maria Pokorski Stefani falou sobre a resolução e o debate realizado no Seminário Nacional das COFIs, ano passado, no CFESS. Também apresentou algumas situações enfrentadas no dia a dia e vitórias na alteração de nomenclaturas em alguns concursos públicos no estado do RS.
O GT definiu aprofundar este debate em um seminário estadual sobre a identidade dos trabalhadores do SUAS e propor ações nacionais pela revogação da Resolução N. 9 que precariza ainda mais o trabalho ao sobrepor as atribuições das/os assistentes sociais e educadores sociais.
Além disso, foi destacada a eleição da assistente social Léa Maria Ferraro Biasi, titular, representante do CRESSRS, para a vice-presidência na nova Mesa Diretora do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) para a gestão 2015/2016. A eleição foi realizada nesta segunda-feira (9), no Departamento de Assistência Social (DAS). Na ocasião, também foram eleitas presidente Carla Capitanio, do DAS, diretora governamental Elisete Ribeiro Lopes e a diretora da sociedade civil, Iara de Fátima da Rosa.
A próxima reunião do GT SS na Assistência Social será no dia 6 de abril, às 17h, na sede do CRESSRS.
Saiba mais sobre o tema:
http://www.assistenciasocial.al.gov.br/gestao-do-trabalho/CNAS_2014_-_009_-_15.04.2014-1.pdf
http://www.cfess.org.br/arquivos/cartilhaSUAS_FINAL.pdf
Foto: Katia Marko