15/12/2014
Na tarde desta sexta-feira, dia 12 de dezembro, foi realizada a última reunião mensal de 2014 do GT Serviço Social na Saúde. Com a presença de assistentes sociais e residentes, o grupo encaminhou as pautas previstas.
por Assessoria de Imprensa do CRESSRS
Conforme deliberação da reunião anterior, em 26/11/14 foi encaminhado ofício para a Promotoria de Direitos Humanos para agendar audiência para tratar sobre a Casa de Cuidados Transitórios. O CRESSRS continua aguardando retorno.
Também foi informada a programação do “V Seminário da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde” (confira programação), na FIOCRUZ e UERJ, no Rio de Janeiro, previsto para 27, 28 e 29 de março de 2015. O GT destacou o interesse em encaminhar um representante para este seminário, sendo esta uma das pautas prioritárias definida no recente Encontro Nacional de Saúde do Conjunto CFESS/CRESS.
A assistente social Miriam Dabdab Domingues Kolinger relatou sobre a sua participação no II Serpinf (Seminário Regional sobre Políticas Públicas, Intersetorialidade e Família), dia 6 de novembro, no Auditório do Prédio 15 da PUC/RS. Ela representou o GT na mesa “Grupos Temáticos CRESS” (Saúde, Assistência Social, Educação, Sócio-jurídico e Direitos Humanos), sob a coordenação da Profª Dra. Miriam Dias/UFRGS. Segundo ela, uma das reivindicações foi de que se promova uma discussão sobre o Serviço Social na Saúde Mental.
O GT também definiu a comissão que irá organizar o Seminário Estadual da Atenção Básica, a ser realizado em maio de 2015. A assistente social Melina Toledo irá coordenar o trabalho, juntamente com as residentes Lais Oliveira, Luciana Souza Rabello. O grupo também pretende indicar aos NUCRESS a realização de “Rodas de conversas”, nos meses de março e abril, sobre o tema do seminário para enriquecer o debate.
Por fim, Miriam relatou que continua como representante suplente da colega Lucia Silveira no Conselho Estadual de Saúde (CES), no entanto, solicita a indicação de outro representante pela Diretoria do CRESS.
O GT Serviço Social na Saúde estará em recesso nos meses de janeiro e fevereiro.
Foto: Katia Marko