O GT Serviço Social na Saúde reuniu 21 assistentes sociais na tarde desta sexta-feira, dia 11 de julho, na sede do CRESS/RS. Coordenado pelo presidente Alberto Terres, o grupo avaliou a participação do CRESS nos Conselhos municipais e estadual de Saúde.
Também fechou a programação do Seminário do AS na Atenção Básica de Saúde, agendado para o dia 8 de agosto, das 13h30 às 18h, no auditório do Sindisprev/RS. A ideia é debater o trabalho do assistente social na Atenção Básica da Saúde e construir uma pauta permanente da inserção do AS na saúde. O encontro é aberto a todos os interessados. Inscrição será feita no local.
O grupo retomou o debate sobre a atuação do profissional em relação aos óbitos de pessoas sem documento e sem familiar. Uma comissão vai formular um Procedimento de Operação Padrão (POP) e consultar a Assessoria Jurídica do CRESS, a fim de emitir uma resolução padronizando e regulamentando o referido procedimento. O objetivo também é garantir sepultamento digno aos moradores de rua, mesmo com comunicação de óbito.
Por fim, foi divulgada a VIII Jornada do Serviço Social do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O evento acontece nos dias 15 e 16 de setembro, no Anfiteatro Carlos César de Albuquerque, e as inscrições já estão abertas. Entre os temas a serem debatidos estão: o cenário atual e principais desafios do assistente social na área da saúde; rede e intersetorialidade; a intervenção do Ministério Público frente às políticas sociais; e a sistematização da prática do assistente social.
Os palestrantes são de diversos estados brasileiros, como Maria Lucia Martinelli, professora da PUC/SP, e Yolanda Guerra, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ainda, destacam-se Berenice R. Couto, professora da PUC/RS e Silvia Tejadas, assistente social do Ministério Público Estadual.
Para se inscrever no evento, basta acessar o site da Fundação Médica do Rio Grande do Sul (www.fundacaomedicars.org.br).