17/10/2014
O 3º encontro do GT Previdência aconteceu no dia 9 de outubro, às 18h, no auditório do SINDISPREV-RS.
por Assessoria de Imprensa do CRESSRS
A reunião contou com a participação dos (as) assistentes sociais das Gerências Executivas de Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Osório, Cachoeirinha e Alvorada. Foram avaliados critérios para participação em eventos, condições de trabalho dos (as) assistentes sociais, avaliação social da LC 142 e sobre a portaria Nº 4.
A data do Encontro Nacional ficou confirmada para os dias 29 e 30 de novembro em Brasília. Com isso, foi proposto que selevasse para a discussão também, o novo projeto de reabilitação com o questionamento: "Onde o Serviço Social vai estar nesse projeto?". Os representantes que irão participar do encontro serão definidos na próxima reunião do GT. Quanto aos critérios para participação em eventos com o auxílio do sindicato, foi sugerido como critério pelo GT, ser sindicalizado e participar de pré encontros (assembleias, seminários, etc.).
Os Assistentes Sociais também encaminharam sobre suas condições de trabalho no INSS. Em Alvorada, a situação continua irregular, com estrutura inadequada. A assistente informou que em sua sala não há privacidade e não possui acessibilidade. Foi encaminhado processo interno no INSS e continua aguardando retorno. O mesmo problema acontece em outras localidades. Em Cachoeirinha a sala de atendimento da Assistente Social não há janela, o que dificulta a circulação de ar. A Gerência Executiva de Canoas está negociando o “layout” que está dificultando atendimento na sala do Serviço Social. Em Osório, a sala de atendimento não assegura sigilo profissional, não existe telefone e muitos atendimentos são realizados na rua. O diretor do SINDISPREV-RS e Assistente Social da APS Rio Grande acrescentou que teremos a perda da insalubridade (como ocorreu na GEX Novo Hamburgo). As demandas também serão encaminhadas ao setor de “fiscalização” (COFI) do CRESS.
A portaria Nº 4 que trata do acompanhamento do assistente social do INSS no parecer social do judiciário (como assistente técnico), também preocupa a categoria devido a (in)disponibilidade que o servidor deverá ficar para o judiciário. O tema será discutido na próxima reunião com mais informações sobre a portaria. A questão também será encaminhada ao GT sócio-jurídico do CRESS para maiores orientações.
Seguindo a deliberação de gestão compartilhada do GT, a responsabilidade de coordenar a próxima reunião a ser realizada no SINDSPREV, no dia 08/11/2014, a partir das 09h30, ficou com as Assistentes Sociais: Silvana, Marcela e Josiane.
Foto: Marcela Brandes