14/08/2015
O GT Serviço Social na Educação debateu sobre “O Serviço Social e as expressões da questão social que perpassam a política de Educação” em sua última reunião mensal, dia 6 de agosto.
por Assessoria de Comunicação do CRESSRS
O debate teve, entre os objetivos, a finalidade de elaborar a justificativa para apresentação ao Projeto de Lei SS na Educação de Porto Alegre.
Na discussão o grupo aponta a identificação de uma Política de Educação que mantém uma cultura e um olhar conservador, que não responde a questão socioeconômica e ao perfil do público que atende. Apesar da legislação atual ter uma visão humanizadora e inclusiva, não acompanhou a evolução das políticas sociais que vem acontecendo desde a Constituição de 1988, do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Trata-se de uma nova legislação, que inclui uma nova ótica no campo dos direitos sociais das crianças e adolescentes, e destes enquanto alunos no que se refere à Política de Educação, requerendo co-responsabilidade, visão da integralidade dos sujeitos, compreensão e acolhimento dos alunos e dos novos modelos de relações familiares, bem como de suas realidades, inseridos no contexto dos territórios em que vivem.
É preciso também cuidar do cuidador, no caso os profissionais que trabalham diretamente com os alunos e suas famílias, prevenindo o adoecimento dos mesmos. Levando em conta a questão da precarização da educação, a necessidade de formação continuada mais abrangente, que contemple aspectos sociais, humanos e pedagógicos e capacitação para apreensão da legislação referente à criança e ao adolescente, com a criação de espaços de reflexão e acolhimento de suas fragilidades e frustrações cotidianas.
Estas e outras questões ainda precisam ser mais problematizadas, em outros encontros do grupo de trabalho, como a questão das novas tecnologias da informação, a metodologia tradicional de educação e construção do conhecimento, pois se colocam como desafios para o Serviço Social inserido na Política de Educação, na intencionalidade de trabalhar para mudança de cultura na relação do profissionais que atuam na área com alunos e seus famílias, que não raras vezes, viola direitos.
A próxima reunião do GT SS na Educação será no dia 3 de setembro, às 16h, no CRESSRS.
Foto: Katia Marko