12/06/2017
Entre os dias 15 e 20 de Maio estiveram reunidos os/as novos/as conselheiros/as da Sede e Seccionais com o objetivo de integração e planejamento
por Assessoria de Comunicação do CRESSRS
A Gestão “Classe Trabalhadora em Luta: Unidade e Resistência!” tomou posse em 15 de Maio e inaugurou um novo momento para a Entidade, iniciando a Gestão do Triênio 2017-2020 com diversas atividades entre os dias 15 e 20 de maio. A principal atividade, a reunião de Conselho Pleno, aconteceu no dia 19 de maio e buscou, sobretudo, proporcionar maior familiarização dos/as novos/as conselheiros/as com a dinâmica de funcionamento da Entidade e promover integração entre os/as conselheiros/as, assessorias e trabalhadores/as do CRESSRS.
Com o desafio de buscar uma maior participação e envolvimento da categoria nas frentes de lutas que o CRESSRS se insere, o coletivo debateu estratégias para as ações prioritárias e também definiu dinâmicas de funcionamento administrativo-financeiro, que qualifique o serviço prestado pelo CRESSRS à categoria profissional no RS em todos os âmbitos de atuação: na sua função precípua, cartorial e na incidência política.
A semana iniciou com a Posse Oficial da Nova Gestão no dia 15 de maio às 18 no auditório do Prédio 15 da PUCRS, juntamente com as atividades alusivas ao dia do/a Assistente Social, que foi considerado pelo Presidente eleito, Agnaldo Engel Knevitz como “um momento memorável na conjuntura atual em que a política e a democracia encontram total descrédito no país e a categoria profissional demonstrou seguir atenta e forte na defesa de uma gestão crítica, com unidade na diversidade”.
O dia 16 de maio, típico de qualquer início de gestão, foi marcado por uma saudação do Presidente, que apresentou aos/às presentes a proposta para a semana de atividades. Também foram apresentados os/as conselheiros/as da sede e seccionais e conduzidos assuntos administrativos, como a análise do relatório de transição e um debate de aproximação das propostas das gestões da Sede e das Seccionais e resolutividade de itens como: cadastros bancários, telefones institucionais, cartões de visita, crachás, chaves do CRESSRS e e-mails institucionais.
Na quarta-feira, dia 17 de Maio, na parte da manhã, a Profa. Dra. Loiva Mara de Oliveira Machado, também conselheira e vice-presidenta, subsidiou um debate sobre “O papel do CRESSRS na efetivação do Projeto Ético Político à partir dos Fundamentos do Serviço Social”. Já na parte da tarde, a Profa. Dra. Sônia Almeida e a assistente social Anahi Melgaré, juntamente com as Agentes Fiscais da Sede, Cleonice Maria Pokorski Stefani e Neorides Bianchini dialogaram sobre a Política Nacional de Fiscalização e o papel da COFI, bem como sobre o Manual de Processos Éticos publicado pelo CRESSRS. À noite, a Assessora Técnica, Fabiana Beretta Bialoglowka, apresentou as Diretrizes da Interiorização e Nucleação do Conjunto CFESS/CRESS e demonstrou os principais dados das ações desenvolvidas com os NUCRESS-Núcleos de Base do CRESS no último período.
Dia 18 de maio discutiu-se assuntos administrativo-financeiros como: Gestão de pessoas; Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações; Arquivamento e eliminação de documentos; Patrimônio e Almoxarifado; Portal da Transparência em cumprimento à Lei de Acesso à Informação(LAI); Compra ou reforma de sede para o CRESSRS. Já na parte da tarde a Profa. Dra. Rosa Maria Castilhos Fernandes refletiu com o coletivo sobre a Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS/CRESS e a assistente social, Leila Aparecida Cunha Thomassim, debateu com o grupo sobre as ações de incidência política do CRESSRS na atual conjuntura, quando também dialogamos sobre as representações do CRESSRS nos Fóruns, Frentes e Comissões especiais. Na parte da noite o funcionário Paulo Lacerda apresentou a Política de Enfrentamento à Inadimplência, aprovada no último Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, e demonstrou as principais ações desenvolvidas pelo CRESSRS. Às 18 horas, a Gestão participou em massa do ato na esquina democrática e da caminhada que reinvindica Eleições Diretas no país e protesta contra as propostas de reformas trabalhista e previdenciária.
Ainda na noite do dia 18, a Gestão realizou sua primeira reunião de diretoria que foi aberta à participação de todos/as conselheiros/as, sendo possível uma vivência sobre a dinâmica destas reuniões e com a possibilidade de acompanhamento da emissão das Carteiras Profissionais que são emitidas a cada reunião de diretoria.
A sexta-feira, dia 19 de maio, iniciou-se com a exposição da Profa. Dra. Loiva Mara de Oliveira Machado, sobre o processo de planejamento, monitoramento, avaliação e sistematização - PMAS, que foi tomado por base para a elaboração do Planejamento estratégico para a Gestão 2017-2020. A parte da tarde foi reservada para uma Reunião de integração com os/as trabalhadores/as da Sede e Seccionais, onde foi preparada uma dinâmica de apresentação e aproximação entre conselheiros/as assessorias e trabalhadores/as, disponibilizando um espaço de escuta sobre as principais demandas para a gestão e das propostas da gestão para com os/as mesmos/as. Encerramos o dia retomando o planejamento à partir das contribuições dos/as trabalhadores/as e debatendo os fluxos de trabalho na Sede e nas Seccionais, em atenção aos principais prazos a serem observados.
O sábado, dia 20 de maio pela manhã encerrou as atividades da semana pautando a apresentação de uma Prestação de Contas pela Assessoria Contábil e apreciação do parecer do Conselho Fiscal seguido da definição da composição dos Grupos de Trabalhos Temáticos - GT's e Comissões, e da revisão das resoluções de criação dos cargos de Assessorias de Comunicação e Jurídica, que definiu a contratação emergencial por prazo determinado mediante cargo comissionado com a redução dos valores praticados na gestão anterior, além de definir as representações do CRESSRS, frente aos convites de eventos apresentados. Por fim, indicou a necessidade de uma Reunião de Conselho Pleno Extraordinário em 16 de junho, às 18 horas, para tratar das pautas pendentes, dentre as quais destacam-se: Revisão do Plano de Metas; Reformulação Orçamentária; Aprovação do Calendário de Atividades 2017; Recomposição dos GT's e Comissões; Ações com os NUCRESS e Representações.
Já a aprovação do Planejamento Estratégico e do processo de planejamento, monitoramento, avaliação e sistematização – PMAS, deverá ser compartilhado com todos os setores do CRESSRS para coletar contribuições, que serão agregadas ao trabalho inicial e finalizadas no Seminário ADM-FIN, em 07 de Julho de 2017, das 08 às 12 horas, e submetido a aprovação na reunião de Conselho Pleno Ampliado com a participação dos NUCRESS neste mesmo dia na parte da tarde, a fim de possibilitar a contribuição também dos NUCRESS no produto final.
Destacamos que o CRESSRS, juntamente com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional da/do Assistente Social no Rio Grande do Sul. Para além de suas atribuições, contidas na Lei 8.662/1993, o conjunto CFESS/CRESS assume há pelo menos 30 anos, posicionamento político frente à construção de um projeto de sociedade radicalmente democrático, anticapitalista e em defesa intransigente dos direitos humanos e dos interesses coletivos da classe trabalhadora.
Nesta direção, a atual gestão defende a elaboração de plano estratégico de trabalho do CRESSRS para o próximo triênio, buscando articular um conjunto de objetivos estratégicos, atividades e indicadores, vinculados à função precípua, à formação e trabalho profissional, à interiorização, à gestão administrativo-financeira e à incidência política no âmbito da defesa de direitos humanos e políticas públicas em conjunto com os movimentos da classe trabalhadora.
Parte-se inicialmente, da utilização de um recurso instrumental, a partir do método SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats), ou “FOFA”, que visa contribuir para o alcance de um trabalho mais eficiente, eficaz e efetivo, considerando-se os objetivos que se deseja alcançar. Busca-se qualificar o processo de planejamento, monitoramento, avaliação e sistematização (PMAS), no CRESSRS, sem reduzir-se ao instrumento “em si”, mas utilizando-o como estratégia metodológica que possibilite a sistematização e identificação de um conjunto de elementos que oportunizem a visibilidade do trabalho desenvolvido.
Em breve a Gestão “Classe Trabalhadora em Luta: Unidade e Resistência!” dará publicidade ao seu planejamento estratégico, o qual resulta de muitos processos de escuta e de uma intensa construção coletiva, que agora se traduz neste planejamento, o qual dependerá de um esforço coletivo da categoria para a sua materialização.
#vemprocress #vempraluta #vempraresistência
Foto: Assessoria de Comunicação do CRESSRS