15/05/2020
Confira a edição 108 do Jornal CRESSRS Informa que traz uma edição especial neste 15 de maio
por Imprensa CRESSRS
O CRESSRS completou em 2019 seus 56 anos. Ao finalizarmos a Gestão deste triênio, fazemos também a justa homenagem às inúmeras gestões que se comprometeram a trabalhar com responsabilidade, transparência e dedicação para escrevermos até aqui a história da nossa Entidade Representativa da Categoria no Rio Grande do Sul.
Cumpre-nos resgatar a natureza institucional do CRESSRS, que enquanto autarquia federal, tem a atribuição de regulamentar, orientar e fiscalizar a profissão de Assistente Social no Estado. Porém, muito embora pudesse ser comparado a todos os demais Conselhos e Ordens de Profissões Regulamentadas considerando a natureza institucional, devemos destacar que nossa categoria profissional construiu historicamente e democraticamente um significado especial para o Conjunto CFESS/CRESS.
Em recente edição nº 107, do Jornal “CRESSRS Informa”, fizemos uma apresentação das principais atividades realizadas por esta gestão, destacando a organização nos sete eixos em que estão situadas as deliberações emanadas do Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS. E neste momento em que concluímos este triênio, queremos destacar a atenção especial para a Gestão Administrativo-Financeira, que é fundamental para dar sentido e viabilizar a sua função precípua de funcionamento como um tribunal de ética e garantir maior capilaridade nas ações de incidência política para a defesa dos direitos humanos e sociais da classe trabalhadora, que somos parte.
A Gestão 2017/2020, assim que tomou posse elaborou um planejamento estratégico plurianual, que buscou colher contribuições desde o processo eleitoral nos diálogos estabelecidos e traduzir os compromissos assumidos por esta gestão, bem como as ações prioritárias do Conjunto CFESS/CRESS deliberadas no Fórum Máximo de deliberação nos Encontros Nacionais do Conjunto CFESS/CRESS, que contam com a participação paritária de membros das gestões e de base.
Foi na Gestão 2017/2020 que se aprovou e implementou pela primeira vez um Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações para os/as trabalhadores/as do CRESSRS, percorrendo a efetivação da Política de Gestão do Trabalho. Para além de cumprir a Lei de Acesso à informação, buscamos garantir a publicidade e deixar a categoria sempre informada sobre as principais ações do CRESSRS, com a publicação de informações relevantes no link da Transparência disponível para acesso no site do CRESSRS. Ressaltamos o compromisso assumido com a informação de qualidade, bem como o profundo respeito e transparência na relação com toda a categoria profissional de Assistentes Sociais representados/as pelo CRESSRS.
Considerando a organização das atividades anuais através dos Planos de Metas, que são sempre submetidos à apreciação da Assembleia Geral da Categoria, destacamos especialmente, o Plano de Metas para 2020 que está bastante discriminado e bem nítido quanto aos recursos previstos em cada ação, seguindo rigorosamente as deliberações do Conjunto e indicações do Tribunal de Contas da União – TCU. Já ao final de cada exercício a Gestão elabora um relatório de atividades bastante completo e extenso, submetendo à parecer do Conselho Fiscal do CRESSRS, que é nosso órgão interno de auditoria, e ao TCU, órgão externo de auditoria, os quais tiveram nos três anos a sua aprovação.
Nos dois últimos triênios, mantivemos os valores das anuidades sem nenhum aumento, incidindo tão somente os reajustes inflacionários, a partir dos índices deliberados nos Encontros Nacionais do Conjunto CFESS/CRESS, dentro dos patamares estabelecidos. Buscamos a cada ano efetivar integralmente o Plano de Metas deliberado pela Assembleia Geral da categoria que aprova o valor da anuidade e a forma como os valores arrecadados serão aplicados, através da previsão orçamentária para execução das ações.
De acordo com as Diretrizes Nacionais acerca da Interiorização das ações políticas dos CRESS, intensificamos as ações de interiorização junto aos 37 Núcleos de Base do CRESSRS (NUCRESS) e às duas Delegacias Seccionais de Caxias do Sul e Pelotas, compreendendo a importância da educação permanente e da formação continuada de acordo com a dimensão pedagógica da Política Nacional de Fiscalização. Igualmente, não medimos esforços na organização de eventos de cunho formativo para a categoria.
Buscamos acolher os/as novos/as profissionais através das Entregas Coletivas de Carteiras. Estreitamos relações com as Unidades de Formação Acadêmicas no Estado e especialmente destacamos a conclusão da coleta de dados, que em breve será publicada, da inédita e necessária Pesquisa Interinstitucional sobre Perfil, Trabalho e Formação Profissional de Assistentes Sociais no RS.
Temos convicção da nossa condição de Classe Trabalhadora, e sabemos nosso lado na luta de classes, onde a burguesia hoje expressa sua face mais nefasta. O CRESSRS não se encerra em si mesmo, ele tem uma finalidade essencial, mas ele também deve ser um meio importante para fortalecer nossas lutas e nossas resistências.
Um Conselho Forte depende de todas/os nós! Encerramos mais um capítulo desta história, sabendo que muito ainda temos há fazer, porém resta-nos o sentimento de missão cumprida. Deixamos expresso nosso compromisso para seguirmos fazendo juntos/as a Gestão do CRESSRS, numa construção coletiva e democrática, respeitando a memória e a história de nosso Conselho que tem uma história escrita a muitas mãos. Nos emprestamos das palavras de Galeano, para traduzir nosso sentimento neste momento:
"Se há outro mundo possível, esse outro está na barriga deste, e temos de ajudá-lo a nascer. Esse parto não vai ser fácil e para isto a energia da indignação é fundamental. Não aceitar esta realidade como a única realidade possível, porque cada realidade contém muitas outras realidades dentro dela. É como se o mundo estivesse grávido de outros "mundinhos", de outros "mundinhos" bem melhores que este. Há que ajudá-los a nascer." (Eduardo Galeano)
Em Unidade, sigamos na luta e na resistência! Ajudemos este mundo novo possível nascer!
Leia a edição 108 do CRESS Informa Revista Maio 2020