31/08/2017
Avancemos nas unidade para nossas batalhas desta luta
por Assessoria de Comunicação CRESSRS
Em tempos tão adversos e reversos de violação de direitos, desmonte de garantias constitucionais e ofensiva às liberdades democráticas, ousamos dizer: “Classe trabalhadora em luta: unidade e resistência”. É com esta motivação que chegamos aos 100 dias de trabalho da gestão CRESSRS 2017-2020. Este tem sido um período marcado por um conjunto de desafios os quais nos convocam a reconhecer a luta de classes e, na luta de classes, reconhecer que somos classe trabalhadora!
Reconhecemos que este é um tempo de fortalecer resistências coletivas, tão necessárias à materialização do Projeto Ético Político Profissional. Nesta direção lembramos a mensagem de Ivan Lins:
“No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos em cena, estamos nas ruas, quebrando as algemas
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
A gente se encontra cantando na praça, fazendo pirraça
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
Pra que nossa esperança seja mais que a vingança
Seja sempre um caminho que se deixa de herança”.
São 100 dias de posicionamento político-interventivo, neste novo tempo em que reafirmamos o compromisso com a direção crítica e enfrentamento ao conservadorismo; a organização e fortalecimento da categoria e a participação e incidência em defesa dos direitos humanos e das políticas públicas, em conjunto com os movimentos da classe trabalhadora.
As expressões desta construção podem ser verificadas a partir dos momentos de encontro, diálogo e construção coletiva entre a gestão e a base da categoria, por meio das atividades realizadas junto aos NUCRESS, as Unidades de Formação Acadêmica (UFAS) e as entidades político-organizativas da categoria (ABEPSS e ENESSO); dos processos de organização interna e gestão do trabalho em conjunto com os/as trabalhadores/as; do fortalecimento das instâncias deliberativas da categoria – Conselho Pleno e Assembleia Geral; da articulação com o conjunto CFESS/CRESS; das ações conjuntas com outras categorias profissionais, forúns e frentes de luta e das manifestações públicas do conselho frente às pautas que atingem de forma direta os interesses da classe trabalhadora.
Entendemos que a conjuntura social, política, econômica atual apresenta um conjunto de desafios, mas, igualmente de reconhecemos possibilidades, que emergem das lutas coletivas e nos mobilizam a seguir em frente e avançar na construção de outro projeto societário. Nesta direção, apresentamos à categoria um conjunto de propostas sistematizadas no documento intitulado “Plano Estratégico CRESSRS – 2017-2020”, o qual resulta da construção coletiva entre gestão, trabalhadores do CRESS, assistentes sociais inseridos em diferentes espaços sócio-ocupacionais e organizados nos NUCRESS. Trata-se de um documento em constante aprimoramento de modo a incorporar a demandas e prioridades definidas pela categoria. Convidamos a todos/as a participar da construção das propostas aqui apresentadas, contribuindo efetivamente para o fortalecimento da organização e incidência política da categoria.