05/07/2023
Foram realizados três seminários sobre gestão administrativo-financeiro, assessorias jurídicas e COFIs
por Imprensa CRESSRS
De 29 de junho a 02 de julho, a gestão do CRESSRS e a sua assessoria jurídica, juntamente com as agentes fiscais e agente administrativa, reuniram-se em Brasília para participar de seminários promovidos pelo conjunto CFESS-CRESS com objetivo de aproximar os Conselhos de Serviço Social do Brasil. Estes encontros marcam o início do calendário do Conjunto CFESS -CRESS do triênio 2023-2026. Para a presidente do CRESSRS, Cíntia Florence, o encontro marca "um importante momento de trocas de experiências entre os Regionais, bem como, a construção de estratégias coletivas para o fortalecimento das entidades representativas da categoria e a materialização do projeto ético-político da profissão".
O evento iniciou, dia 29/06, com o 4º Encontro de Assessorias Jurídicas do Conjunto CFESS-CRESS, que reuniu 70 participantes, dentre conselheiras(os) e advogadas(os) dos CRESS e do CFESS. Foram debatidos o Jurídico e sua atuação na gestão administrativa financeira dos Cress; Processos Éticos que tramitam perante os Cress na perspectiva do projeto ético-político do Serviço Social e a atuação da Comissão de Orientação e Fiscalização: desafios frente à conjuntura.
A Assessoria Jurídica do CRESSRS também embarcou para Brasília e esteve presente no encontro. Para Sabrine Gasparin, advogada do CRESSRS, "o 4º Seminário das Assessorias Jurídicas do Conjunto reforçou a necessidade de estarmos em constante atualização e diálogo no intuito de consolidarmos entendimentos dentro do âmbito do Direito que respaldem as direções de segurança jurídica e que possam contribuir para o avanço das atividades precípuas do conselho, quais sejam, o processamento ético e fiscalização profissional”.
Na continuidade do encontro, aconteceu o 9º Seminário de Gestão Administrativo-Financeira, reunindo 120 participantes, nos dias 30/06 e 01/07. Nesse seminário, reafirmou-se que, no Serviço Social, transparência, responsabilidade e compromisso com a gestão democrática são princípios imprescindíveis. O evento contou com mesas que dialogaram e apresentaram dados sobre a gestão administrativa, gestão financeira, gestão contábil e gestão fiscal. Nesses grandes temas, abordaram-se questões de âmbito da gestão do trabalho, diretrizes de gestão documental nos Conselhos, transparência e acesso à informação, fluxos e procedimentos; anuidades e enfrentamento à inadimplência, tecnologia e sistemas de informação, procedimentos contábeis, suprimento de fundos, compras e aplicação de recursos, para se ter alguns exemplos da importância dessa discussão.
O 9º Seminário de Gestão Administrativo-Financeira contou ainda com a participação de trabalhadoras e trabalhadores do CFESS e terminou no dia 1º pela manhã, após a mesa que debateu aspectos relacionados à gestão contábil e a avaliação das(os) participantes. Pelo CRESSRS, os conselheiros Anderson Fagundes e Marcela Fernandes e a trabalhara Daniela Meinke acompanharam o seminário.
O terceiro debate e último foi o 15º Seminário Nacional das COFIs, nos dias 1º/7 e 2/7, onde foi discutido novas configurações do mundo do trabalho e as Tecnologias da Informação e Comunicação; as atribuições privativas e requisições indevidas: desafios ao trabalho profissional e a dimensão pedagógica, formação continuada e planejamento para a orientação e fiscalização. Também houveram diversas apresentações de trabalho dos Cress de Minas Gerais, Santa Catarina, Goiânia, Espírito Santo, São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Norte, Amazonas, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro e Pará. Para a coordenadora da COFI do CRESSRS, a conselheira Emilene de Bairro, que esteve presente, foi um momento de vivências e relatos de experiência de algumas COFIS espalhadas no Brasil todo e proporcionou muito aprendizado.