06/03/2024
por Imprensa CRESSRS
Com a possibilidade de pensar o piso salarial das/dos assistentes sociais, o CRESS RS recebeu, na tarde de ontem (5), o assessor de gabinete da deputada estadual Laura Sito (PT), Maister da Silva. Estavam presentes na reunião a vice-presidenta do CRESS RS, Ana Lúcia Magalhães, a assessora técnica, Ana Rita Coutinho, e a assessora jurídica, Amanda Lopes.
A mobilização estadual vem para fortalecer a tramitação a nível nacional do projeto de lei do piso salarial das/dos assistentes sociais, que prevê um salário de R$ 5,5 mil para jornada de 30 horas e, atualmente, tramita na Câmara dos Deputados.
Para Maister, o mandato tem que ser uma ferramenta para ampliar as vozes da sociedade e o CRESS RS pode contar com isso. Ele menciona que ficou impactado ao ler a matéria do Sul 21, denunciando que as/os assistentes sociais estão entre os cinco piores salários entre as profissões com Ensino Superior no Brasil. “Como pode uma categoria tão presente nos municípios e nas políticas públicas estar assim desvalorizada?”, indagou o assessor político.
Ana Lúcia concordou com a indignação e aproveitou para incidir sobre o pedido de criação da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial das/os Assistentes Sociais, protocolado, no último dia 22, pela deputada Laura Sito. “Nós fomos provocadas a criar esta frente, onde vamos reivindicar o salário, mas queremos, também, falar das condições de trabalho e entre outras pautas que dialogam com o piso da categoria”, afirmou a vice-presidenta.
Segundo ela, esse espaço pode possibilitar ampliar o debate sobre a valorização de assistentes sociais, trazendo junto as questões que são essenciais para o conjunto CFESS-CRESS. Para a assessora técnica, Ana Rita, a Frente vem no sentido de diferenciar as/os assistentes sociais de outras categorias e mostrar como elas/es são essenciais nas políticas públicas.
A Frente Parlamentar está em fase de coleta de assinaturas dos deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALERGS). Assim que for homologada, será realizado o lançamento e mobilização da categoria para visibilidade e efetivação desta demanda histórica da categoria, prevista no Plano de Metas da Gestão 2023/2026 – Cress Presente e Forte e nas Bandeiras de Lutas do conjunto CFESS-CRESS.
Descrição da imagem: fotografia com uma mulher negra, um homem negro, uma mulher parda e uma mulher branca sentados ao redor de uma mesa. Apresenta um banner do CRESS RS ao fundo e está escrito Gestão do CRESS RS recebe representação da deputada Laura Sito para tratar sobre o piso salarial, com logotipo do CRESS RS.